Viana do Castelo: «A EMRC é na escola o lugar do religioso e da cultura», D. João Lavrador

Bispo diocesano exortou docentes “à formação contínua,” pois “os desafios são muitos”

D. João Lavrador exortou os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) a serem na escola “o lugar do religioso e da cultura”.

“A presença da EMRC na escola garante a presença do lugar do religioso, da cidadania e da cultura. Ao docente é pedido que conheça e aja de acordo com a lei, dê testemunho e seja uma referência para a comunidade educativa”, exortou.

Na reunião geral de docentes, que decorreu em Darque no passado sábado, o prelado reiterou a importância da formação continua para o bom exercício da docência.

“Lembrar-vos que os desafios são muitos. É fundamental, e uma responsabilidade de cada um, manter-se atualizado, através de uma sólida formação continua”, afirmou aos cerca de 30 docentes de EMRC, presentes na reunião, e que lecionam este ano na área geográfica da diocese de Viana do Castelo.

Numa realidade escolar “em mudança” e onde a “multiculturalidade é já uma realidade” D. João Lavrador lembrou que “a igreja é de todos e para todos” e a EMRC “deve acolher a todos”.

Na primeira reunião como nova diretora do Secretariado Diocesano da EMRC a professora Maria José Porto Soares Cerqueira, dá conta de “uma realidade educativa onde a EMRC é muito significativa nas escolas da região” e faz “um balanço positivo” desta primeira reunião geral como diretora diocesana da EMRC.

“Penso que o balanço é positivo. Assumi estas funções depois de ter estado na equipa liderada pela professora Lígia Pereira a quem agradecemos toda a dedicação e trabalho na dinamização da disciplina. Como sempre acreditei, e acredito, é um trabalho de equipa a que queremos dar continuidade com todos os professores que lecionam nesta diocese”, sublinha em declarações ao EDUCRIS.

Numa altura em que a diocese se prepara para assumir “um plano alargado de formação do Povo de Deus”, o padre Vasco Goncalves marcou presença nos trabalhos e apelou “à disponibilidade dos professores de EMRC” para a “formação, nos arciprestados, de agentes pastorais”.

Da agenda da reunião destaque para o anúncio do já tradicional «Fórum/Festa» da EMRC em Viana do Castelo que vai realizar-se a 14 e 15 de maio de 2024 em Ponte de Lima.

“Para além das nossas atividades diocesanas exortámos os docentes à participação no Encontro Nacional do Primeiro Ciclo, que se realiza em Fátima a 24 de maio, e no Encontro Nacional do Ensino Secundário que vai decorrer em Bragança a 12 e 13 de abril de 2024”, desenvolve a responsável.

A manhã terminou com um “plenário de partilha de experiências e preocupações”. Nele os docentes consideraram importante a realização de “uma formação acerca dos novos movimentos religiosos” e ficaram a conhecer “a presença da EMRC na escola virtual e o plano para os materiais digitais”.

Educris|07.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades