Reunião é oportunidade para «continuar a construir juntos», António Cordeiro

Secretariados Diocesanos da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) reúnem-se este sábado, em Fátima

A primeira reunião dos diretores e equipas dos Secretariados Diocesanos da EMRC, que se realiza amanhã em Fátima, vai dar a conhecer “um conjunto de atividades que realizaremos em conjunto no presente ano escolar”, e quer sublinhar “duas ideias força” para o trabalho destes agentes educativos.

“O grande mote desta reunião é o de aprofundarmos a consciência de que construímos juntos e fazemos caminho em conjunto. Como agentes educativos queremos atuar tendo no nosso pensamento, as palavras do Papa Francisco, que nos desafia a uma consciência de que ‘tudo está interligado’ e que ‘ninguém se salva sozinho’”, aponta ao EDUCRIS António Cordeiro, coordenador da disciplina de EMRC no Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC).

O encontro dos responsáveis diocesanos, onde participam os diretores e as equipas das diferentes dioceses, quer ser momento para continuar a “olhar a missão da EMRC em contexto escolar”, trilhando “caminhos de interajuda, corresponsabilidade e cooperação” que permitam “ver melhor os vários pontos de vista, com maior confiança e esperança” no futuro.

“Ao longo do dia vários vamos ter momentos onde procuraremos aprofundar a consciência, em cada responsável, cada equipa diocesana, da missão de acompanhamento dos docentes e da disciplina, da máxima de não deixar ninguém para trás, e da necessidade de uma cooperação efetiva, com um olhar atento a quem mais precisa”, sublinha o responsável.

Aos serviços diocesanos é pedida “a capacidade de escuta, um acompanhamento associado ao discernimento” que vá de encontro “ao que serve a identidade da disciplina, os propósitos educativos, como nos relembrava a Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã”, destaca António Cordeiro.

Os vários responsáveis diocesanos vão, em articulação com o SNEC, “olhar os diferentes desafios” sempre “numa lógica de responsabilidade”.

“Queremos aprofundar a reflexão acerca da formação dos professores. Precisamos de continuar a trilhar um caminho de sensibilização de pessoas que queiram abraçar esta missão, e ajudar-nos, mutuamente, a gerar programas de atividades, em cada diocese, que permitam criar ou reforçar redes de competências, com as diferentes capacidades, na certeza de que todos podem contribuir com algo”, desenvolve.

Na agenda disponibilizada ontem, destaque para uma reflexão acerca da Exortação Apostólica Laudate Deum, do Papa Francisco, e para o encontro com o professor Alfredo Teixeira, antropólogo da Universidade Católica Portuguesa.

“Por um lado, não queremos deixar cair no esquecimento esta questão da educação para uma ecologia integral no agora de cada criança, adolescente e jovem que nos é confiado em sala de aula. Por outro, e daí a presença deste professor que tanto tem acompanhado a própria disciplina, desejamos aprofundar o sentido de pertença e responsabilidade entre os vários serviços”, completa.

Educris|27.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades