Setúbal: Envio de professores deixou «desafios à integração de todos»

Iniciativa decorreu a 14 de outubro, na Amora

Os docentes que lecionam na área geográfica da diocese de Setúbal participaram, no passado sábado, na “eucaristia de bênção e envio” do novo ano letivo.

Na celebração, presidida pelo administrador diocesano, padre José Lobato, decorreu na Igreja Paroquial de São João Batista Scalabrini, na Amora, o sacerdote realçou “a importância do papel do docente de Educação Moral e Religiosa Católica, como agente missionário de evangelização nas escolas onde desempenha a sua missão” e lembrou que o mesmo é “representante da voz eclesial que se distende pela comunidade escolar”, para trazer “todos, todos, todos” que “são chamados por Cristo sem barreiras”.

“É uma missão ousada levar Cristo a muitos que, porventura, não têm quaisquer referências cristãs, nem tão pouco professam a fé cristã nem estão inseridos numa comunidade eclesial”, afirmou.

Na homilia, o responsável diocesano salientou que a “veste nupcial que dá acesso ao banquete, é a veste do amor, do serviço, do perdão, da humildade, da simplicidade e da comunhão fraterna” e quem “não está revestido com tal veste não pode participar no banquete”.

“A este banquete nupcial todos, todos, todos são convidados a adentrar”, desenvolveu.

Para o administrador diocesano “ao professor de Educação Moral e Religiosa Católica cabe proporcionar aos alunos o acesso a este banquete nupcial de suculentos e faustosos manjares”, concluiu.

Após a Eucaristia, houve lugar a um jantar-convívio que contou com a presença de diversos professores de Educação Moral e Religiosa Católica, bem como de docentes desta disciplina jubilados.

Educris com Ricardo Jorge da Cunha Santos Serras Marques

20.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades