Guarda: Professores de EMRC convidados a ser «protagonistas da esperança»

Reunião desafiou docentes a «apontar caminhos que ajudem a edificar a vida dos alunos e da realidade que os envolve»

No dia 14 de outubro realizou-se, no Seminário Maior da Guarda, a primeira reunião geral, com a presença de 20 professores de EMRC.

Com o lema «Com EMRC, transformamos o mundo!», o encontro teve início com um momento de oração de louvor, a que se associou Sua Excelência Reverendíssima D. Manuel Felício, Bispo da Guarda.

Neste primeiro encontro, os docentes foram desafiados a viver a sua entrega à disciplina como uma verdadeira missão, despertando nos alunos o desejo de serem pessoas mais completas e ajudando-os a fazer o caminho na descoberta do projeto de vida. As nossas fragilidades também contribuem para o nosso crescimento pessoal, mas sob o espírito sinodal, que nos desperta para o caminhar em conjunto, sabemos que o nosso Deus nunca abandona a bela missão que vos foi confiada.

Foram destacadas algumas ideias da nota pastoral enquadrada na Semana Nacional da Educação Cristã, nomeadamente os desafios inerentes ao Pacto Educativo Global: “nunca como agora houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas humanas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna. Todos são precisos na construção de uma aliança educativa que tenha como centro de intervenção a pessoa humana…. é preciso dialogar sobre o modo como estamos a construir o futuro do planeta e sobre a necessidade de potenciar os talentos de todos para fazer amadurecer uma nova solidariedade universal e projetar o que nos é comum. Esta é uma tarefa que não diz respeito apenas a nós cristãos, mas a todos. Cada pessoa é chamada a ser protagonista desta aliança.”

Durante a manhã, foram apresentadas diversas propostas do Plano de Ação Diocesano de EMRC, direcionado para a mobilização de todos, no sentido de ajudar a transformar a nossa realidade diocesana. Destacam-se as seguintes datas: XXVº Encontro Diocesano Interescolas, a realizar em Penamacor, no dia 19 de março de 2024, sob o tema: “Com EMRC, Sonha, Vive e Atua”; a Semana Nacional da disciplina com algumas dinâmicas propostas a nível diocesano e nacional (SNEC); V Encontro Diocesano de alunos do 9.ºano, a realizar entre 28 e 29 de maio, no Parque Tempo Aventura do Cadaval.

Mais uma vez, também se destacou a importância da participação das escolas da nossa diocese nos encontros nacionais de EMRC, direcionados para os alunos do Secundário, nos dias 12 e 13 de abril, em Bragança e para os alunos do 1º ciclo, em Fátima, no dia 24 de maio.

O Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar, organizará duas formações sob os temas: “Avaliar em EMRC, pressupostos e desafios” e “As dinâmicas de EMRC no 1º Ciclo”, que terão início nos 2º e 3º períodos, paralelamente às ações que estão propostas pelo SNEC/UCP. De salientar que estas iniciativas formativas serão feitas em parceria com as dioceses de Bragança e Coimbra.

Relembrou-se, ainda, as atividades “Biblie” e “BibliaMoov” da responsabilidade da Sociedade Bíblica, direcionadas, também para os alunos de EMRC. Foi ainda abordado o Projeto “Cáritas na Escola”, que este ano está na sua segunda edição, constituindo uma mais-valia para os nossos alunos na exploração dos valores como a paz e solidariedade.

Houve ainda oportunidade para um momento formativo/reflexivo, com a Dr.ª Ana Fantasia, especialista na gestão de emoções e na interioridade. Com o recurso a algumas dinâmicas, conduziu os presentes para algumas pistas que ajudam na transformação interior, no reconhecimento das capacidades individuais e coletivas, no simplificar as coisas da vida, no cuidado aos outros e no desejo de tornar o mundo melhor, com a “marca positiva” que se deixa na vida dos nossos alunos, despertando sempre para a necessidade de sermos empreendedores de sonhos.

No final do encontro foram oferecidos dois símbolos a cada professor, a saber: um bloco de notas, relembrando que a beleza da nossa vida e dos nossos alunos, também se constrói com os dons recebidos, com a criatividade de todos, ajudando, assim, a concretizar sonhos; uma caneta que simboliza o empenho, a dedicação, a alegria de escrever, todos os dias, a melhor mensagem que nos impele de fazer mais e melhor nesta bela missão, como professores da nossa disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

O Departamento Diocesano de EMRC deixou esta mensagem final: a disciplina de EMRC necessita de toda a nossa energia alicerçada na esperança e no amor. Por forma a combater ou a minimizar as dificuldades conjuntas, procuraremos o apoio uns dos outros. Procuraremos trabalhar em parceria, planificar em conjunto, pensar em conjunto, pois assim, ajudaremos os nossos alunos a conhecerem-se mais, a refletir, a intervir nas realidades concretas onde estão inseridos.  Com EMRC, transformamos o mundo!

Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas

Educris|17.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades