Bragança-Miranda: «EMRC, implicados para Transformar»

Reunião geral de professores contou com a participação do bispo diocesano e a nova equipa do secretariado diocesano

O auditório da antiga Sede da União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, em Bragança, acolheu, no passado dia 4 de outubro, a Reunião Geral dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese de Bragança-Miranda.

“Partimos da oração e das palavras do Papa Francisco, na recente Jornada Mundial da Juventude, para lançar o desafio a cada um dos presentes de imbuir a sua missão de um espírito de profunda fraternidade e de autêntica alegria missionária, para ajudar a levantar e, acima de tudo, para ajudar a crescer”, explica ao EDUCRIS Jorge Novo, o responsável pela EMRC na diocese.

Numa reunião que congregou os docentes que lecionam na área geográfica da diocese do nordeste transmontado, “cada um dos professores foi convidado a apresentar-se aos colegas e a partilhar informações e projetos relativos à sua realidade pessoal e escolar, como forma de aprofundar o laço de sinodalidade que a todos irmana”.

O novo diretor do Secretariado Diocesano da Educação Moral e Religiosa Católica (SDEMRC) apresentou o Plano de Ação para o ano letivo 23/24 que, acolhendo também sugestões apresentadas aquando da avaliação do ano letivo anterior, adota o lema “implicados para transformar”.

“A EMRC na diocese deve incorporar, na linha do Papa Francisco, a linguagem das ideias, a linguagem do coração e a linguagem das mãos e  implicar-nos a todos para fazer destacar a sua essência, que está não só no crescimento ético e na abertura à transcendência que propicia, mas também no incremento da disposição para o serviço, para a ajuda dos mais vulneráveis e para a transformação do mundo para ser mais justo e mais fraterno”, desenvolve.

Ao longo do ano o SDEMRC vai promover o projeto «Pontes de Relação na Escola» que pretende estabelecer “um diálogo e ação com diretores, lideranças, alunos, pais e encarregados de educação, paróquia”.

Em fevereiro os docentes podem participar na formação creditada sobre “Práticas de Avaliação de EMRC”.

A diocese é a escolhida, este ano para a realização do «XII Encontro de Alunos de EMRC do Ensino Secundário – ENES», que se vai realizar em Bragança, nos dias 12 e 13 de abril.

Anunciado foi, ainda, o XXII Encontro Nacional de EMRC do 1.º Ciclo, que acontece em Fátima a 24 de maio de 2024 e o Campo de Férias/Acampamento «Caminhar Juntos», de 1 a 5 de julho de 2024.

Presente na reunião D. Nuno Almeida, novo bispo de Bragança-Miranda, recordou aos docentes  “a urgência de fazer propostas de sentido às vidas dos seus alunos”,  e apresentou a dinâmica dos “3 A’s de um trabalho educativo verdadeiramente transformador” ou seja “a Atenção, o Anúncio e o Acompanhamento”, enquanto “palavras que sintetizam um programa educativo humanista e humanizador, que coloca a pessoa humana no centro e procura servir a verdadeira meta do trabalho educativo: a formação integral e plena do ser humano”.

No final da reunião o professor Jorge Novo, lamentou a “inexistência de qualquer hora letiva de EMRC” nos Agrupamentos de “Escolas de Alfândega da Fé, de Freixo de Espada-à-Cinta e de Vila Flor”.

“Deve fazer-nos pensar de modo para encontrarmos caminhos de esperança e realização da EMRC, para bem dos alunos e destas Escolas”.

O responsável deu ainda nota de “um aumento substancial do número de horas e horários nos restantes Agrupamentos” e agradeceu “a disponibilidade e dedicação que permitiu tal desiderato”, dando conta de que lecionam hoje nos agrupamentos de escolas da região 23 professores de EMRC.

Educris|09.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades