Porto: Alunos celebram «Dia do Idoso» com iniciativa solidária

EMRC é “fundamental nas relações com a comunidade educativa», afirma o diretor do agrupamento de escolas Carlos Manuel de Oliveira

Para assinalar o Dia Internacional do Idoso, o Clube de Voluntariado de EMRC, da Escola Secundária de Freamunde, dinamizou um conjunto de atividades no lar do Divino Salvador, da Paróquia de Freamunde, na diocese do Porto.

“Fomentar a importância do voluntariado na construção de uma cidadania ativa, consciente e solidária é um dos objetivos do nosso Projeto Educativo e este Clube de EMRC revela-se fundamental na estratégia de relações com a comunidade educativa”, explica Carlos Manuel de Oliveira, diretor da Escola Secundária de Freamunde.

Durante um dia os alunos realizaram várias atividades no Lar da localidade numa iniciativa que trouxe “alegria e animação aos utentes”.

“A visita dos alunos trouxe muita alegria à instituição, principalmente aos utentes. Estes ficam sempre felizes quando têm visitas principalmente de gente jovem e foi muito bonito ver que os jovens não têm pudor de se aproximar dos idosos e de dispensar algum do seu tempo livre para realizar estas atividades”, afirma Catarina Morais, enfermeira na instituição.

Para esta especialista as atividades promovidas pelos alunos “estimulam a cognição dos mais velhos e as músicas permitem recuperar memórias e realizar ginástica mental”.

Adalberto, utente do lar, afirma que os jovens “deram uma grande lição de como partilhar a vida. A nossa juventude com a sabedoria dos mais antigos enriquece-nos a todos. Estamos de braços abertos para aprender com eles e lhes ensinar também as nossas vivências”.

Já Anabela Freire, diretora do Lar do Divino Salvador destaca “o sentido maior das nossas ações” para com os outros”.

“Este foi um dia exemplar demonstrativo do que o ser humano pode fazer acontecer” provocando nos outros “sensações divinas como as da alegria do dar e do receber”, desenvolve.

Um pacto entre jovens e idosos

Também o padre Manuel Luís Leão Pacheco de Brito, pároco de Freamunde, a presença dos jovens junto dos idosos “foi um autêntico balsamo” e vem na linha do pedido do Papa Francisco no «Pacto Educativo Global».

“Precisamos de uma nova aliança entre jovens e idosos, para que a seiva de quem tem uma longa experiência de vida regue os rebentos de esperança de quem está a crescer. Neste fecundo intercâmbio, aprendemos a beleza da vida, construímos uma sociedade fraterna”, considera.

Para Ricardo Pereira, docente de EMRC e dinamizador da iniciativa “este Clube de Voluntariado brota do coração inflamado de jovens que participaram nas JMJ e do seu encanto pela disciplina de EMRC”.

“Decidimos avançar com a preparação das aulas de EMRC para o decorrer deste ano e logo apareceu o Dia do Idoso”, explica ao EDUCRIS o professor Ricardo Pereira, dinamizador da atividade.

Já Lara, aluna da disciplina, é da opinião de que “as aulas de Moral são para nós fazermos o que não podemos fazer nas outras disciplinas”, e por isso a ‘aula de EMRC’ na escola é um “o átrio onde a cultura e os valores são as correntes que nos fazem voar para além dos penhascos”, completa o docente.

Educris|07.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades