Algarve: Professores avaliam ano «de polos opostos»

Responsável destaca “importância do professor de EMRC” nas escolas

O padre Pedro Manuel considera que a presença do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) nas escolas é arte fundamental da presença da Igreja na educação.

“O papel do professor de EMRC é a presença da Igreja na escola. Mas até é muito mais do que isso. É a presença de valores cristãos em contexto, denominadamente e afirmativamente, laico”, afirmou citado pelo jornal ‘Folha do Domingo’.

Na reunião de avaliação do ano letivo, que decorreu na passada quinta-feira em Faro, o assistente do Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve agradeceu a “missão dos professores na escola” e recordou o ano letivo como um “ano de polos opostos”.

“Tivemos, entre outras circunstâncias, duas de polos opostos. A questão difícil dos abusos na Igreja e a dinâmica positiva da Jornada Mundial da Juventude”.

No próximo ano letivo a disciplina vai passar a constar da plataforma Escola Virtual. O docente Ricardo Cunha, que integra a equipa de criação dos novos manuais para o 2º ciclo, explicou aos colegas que os novos recursos vão incluir “alguns contextos em que as aprendizagens desenvolvidas vão contar com as realidades de diversas localidades”.

O professor deu mesmo nota de que o Algarve será sobretudo contemplado no livro do 5º ano e, algumas vezes, também no do 6º ano.

“Queremos pegar nas aprendizagens e fazer o contacto com a realidade, de maneira a haver alguma identificação”, desenvolveu.

Ao nível da imagem gráfica, vão surgir também “diversas infografias”, “resumos dos temas ajustados ao espaço com imagens do contexto cultural” do país e será recuperada a “turma dos manuais do 1º ciclo”. No 3º ciclo e Secundário vão ser recuperados “vídeos antigos” e construídos quizzes (jogos ou provas mentais no qual os jogadores, individualmente ou em equipas, tentam responder corretamente a questões que lhes são colocadas) e questionários interativos na Escola Virtual, enquanto estão a ser preparados novos vídeos de conteúdo bíblico.

Ricardo Cunha revelou ainda que, ao nível do digital, também estão previstas aulas específicas.

O encontro serviu ainda para abordar a campanha de matrículas na disciplina e começar a preparar os encontros de alunos que frequentam EMRC, do próximo ano.

Educris|26.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades