Novos recursos: «Não podemos ser alheios a esta realidade», António Cordeiro

Equipas de reformulação de manuais para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica reuniram ontem em formato online

Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) agradeceu, na passada quarta-feira, às mais de seis dezenas de professores, e seis bispos, que têm estado empenhados na reformulação dos manuais da disciplina e na construção dos recursos digitais para a disciplina de EMRC.

“Esta tem sido uma oportunidade de fazer caminho em conjunto de modo a trazermos a este mundo o melhor do que somos capazes, para bem da nossa disciplina e sempre tendo em mente o bem dos nossos alunos e suas famílias”.

Na reunião online, que congregou 34 docentes de várias dioceses do país, envolvidos nos trabalhos do presente ano letivo, o responsável deu conta de que o “esforço realizado” é acarinhado “por toda a Igreja” e quer “apresentar e engrandecer a proposta cristã neste domínio da educação que é a disciplina de EMRC”.

“Este é um trabalho belo, onde se espelha a vontade da Igreja de propor, em contexto educativo, uma mensagem que liberta, que torna as nossas crianças e jovens mais inteiras. Hoje temos muitos professores, de várias dioceses, que trabalham em conjunto, para construir os novos recursos e a renovação dos manuais da disciplina”, afirmou.

Na sessão, o diretor, Fernando Moita, agradeceu a todos os professores pelo trabalho desenvolvido e pela história que está a ser construída.

Manuais disponíveis na Escola Virtual em 2023/24

A partir de setembro próximo os professores e alunos vão poder contar já com os vários manuais da disciplina de EMRC na plataforma Escola Virtual.

“Em setembro teremos na Escola Virtual manuais do 3º ao 12º ano com alguns recursos digitais associados no 8º ano e UL 4 do ensino secundário. Em dezembro será feita uma atualização para que em janeiro, nos diferentes manuais, com exceção do 3.º e 4.º anos, sejam associados recursos digitais complementares, com pleno funcionamento na Escola Virtual”, anunciou António Cordeiro.

O coordenador do Departamento da EMRC no SNEC destacou a experiência de “sinodalidade” que a revisão dos manuais e a construção de novos recursos digitais têm trazido à realidade da própria disciplina.

“Queremos viver estes trabalhos em sinodalidade. Construir em espírito de comunhão e em conjunto”.

Num momento desafiante para as escolas em Portugal, com o alargamento da experiência da desmaterialização e da digitalização António Cordeiro lembrou que o objetivo passa por “construir recursos que sejam facilitadores da aprendizagem e que sejam referência para quem vê, para os diferentes olhares, e, assim, serem mais uma oportunidade de fazer chegar este produto, que nasce da matriz cristã”.

“No digital encontramos uma realidade a que não podemos ser alheios e, sobretudo, ser alheios a quem lá está!”

O responsável salvaguardou, no entanto, que “o essencial não são os meios, o mundo digital, mas é sempre a pessoa do aluno e suas famílias, a quem nos dirigimos e com quem, a partir do olhar cristão, se pretende educar pessoas no seu todo e para o todo da realidade que as desafia”, completou.

A sessão contou com a partilha dos vários docentes que agradeceram a "oportunidade de realizar um trabalho em verdadeiro espírito de sinodalidade" e a oportunidade de "construir em conjunto". Marcado foi, ainda, o agendamento de um encontro presencial para 16 de setembro próximo, envolvidos já pelo novo mote: «com olhar renovado, prosseguimos juntos no encontro com a Liberdade».

Educris|21.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades