Aveiro: «Estamos na Escola para ajudar os alunos a serem mais felizes», Sérgio Martins

Diretor do Departamento da EMRC de Aveiro faz balanço positivo do ano letivo e lança desafios para 2023/24

Sérgio Martins, professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e diretor do Departamento da disciplina na Diocese de Aveiro faz um balanço “muito positivo” do trabalho desenvolvido pelos docentes da disciplina no ano letivo que agora termina.

“Este foi um ano de grandes desafios para a escola e para a disciplina. Desde logo foi preciso um trabalho de reencorajamento neste retomar da normalidade após uma pandemia que parou o mundo”, refere.

Para o professor o pós pandemia, ao “contrário do que seria de prever”, revelou-se “custoso para as escolas, para os docentes e alunos” com “algumas dificuldades de um sistema ainda em reconstrução”.

“Para além da retoma, e particularmente como professores de EMRC na escola, tivemos de encontrar formas tranquilas e serenas de trabalhar com os nossos alunos o tema violento e que a todos marca dos abusos na igreja e na sociedade”.

Num olhar sobre a realidade nacional da disciplina Sérgio Martins deu conta de um ano “muito trabalhoso” fruto de “uma equipa nacional de apoio à EMRC que embora reduzida”, em comparação a anos anteriores, “não deixou de realizar todas as propostas habituais e trabalhar em propostas de valorização da disciplina”.

“Penso que conseguimos dar uma imagem positiva do que é ser professor de EMRC e do que é ser aluno da disciplina nos vários contextos educativos”, desenvolve.

Numa altura em que os professores realizam “um convívio final de ano”, Sérgio Martins dá conta de uma atividade que “congrega e permite avaliar o ano de cada um, como grupo de professores”.

“Todos os anos realizamos este encontro final alargado às famílias. Estivemos, este ano, em Oliveira do Bairro, numa excelente organização dos professores locais, e contámos com a presença do nosso bispo, D. António Moiteiro que encerrou o ano com um grande abraço e agradecimento a todos os professores de EMRC da Diocese”, reforça.

«Estamos na Escola para ajudar os alunos a serem mais felizes»

Numa projeção inicial do que vai ser a disciplina nas escolas da região de Aveiro, Sérgio Martins advoga a necessidade de “continuar a dizer às famílias que estamos na escola para ajudar os alunos a serem mais felizes”.

“Queremos proporcionar crescimento humano e cristão dentro da comunidade escolar onde o professor tem um papel determinante e conta com uma rede de apoio, a vários níveis, para efetivar a sua ação pedagógica”.

No próximo ano letivo a EMRC na Diocese de Aveiro vai continuar a realizar “a experiência sempre marcante na comunidade ecuménica de Taizé”, na borgonha francesa, e o “encontro diocesano de alunos” que conta sempre “com muita participação das escolas e é um marco para diversas ações paralelas”.

“Para além destas propostas vamos alinharmo-nos com o jubileu da catedral de Aveiro, que celebra 600 anos, procurando dar a conhecer a importância deste espaço e o que representa na vida da Igreja e recuperar a ideia do lugar de casa, do lugar da família e a catedral de um determinado lugar é sempre este ‘lugar de todos’”, completa.

Educris|20.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades