«A disciplina permite-lhes perceber melhor o seu presente e projetar o seu futuro», José Morgado

 

Docente afirma que visitas de estudo são “lugares de encontro” e desafia os alunos a “experimentar a disciplina, ao menos uma vez na vida”

Foi um dos 250 professores que aceitou o desafio de participar no XI Encontro Nacional de Alunos do Ensino Secundário, que decorreu em Coimbra nos passados dias 21 e 22 de abril e manifestou-se “muito satisfeito pela atividade”.

“Foi a primeira vez e é uma experiência fenomenal. Os encontros de EMRC são verdadeiramente importantes. Valeu a pena e é para repetir”, referiu.

A lecionar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) às portas da cidade de Lisboa, em Sacavém, o professor do Agrupamento de escola Eduardo Gajeiro, afirma promover “alguns encontros e visitas de estudo” pois acredita na sua validade e importância pedagógica.

“As atividades que proporcionamos fora da sala de aula procuram complementam a lecionação da disciplina e são lugares de encontro com os outros, consigo mesmo. Ajudam a aprender, a conviver e a escola, por si só, não chega”, afirma.

Numa realidade onde a diversidade cultural é visível e uma “grande mais-valia para a disciplina”, José Morgado lamenta que muitos dos alunos “só saiam da escola com a disciplina”.

“Tenho muitos alunos que precisam de sair da escola e só o fazem com a disciplina de EMRC. Isto acontece por questões financeiras, por falta de tempo dos pais, ou por questões familiares diversas. O sair da escola é uma aprendizagem prática das diferentes competências que abordam em aula”, desenvolve.

Para o docente o segredo da disciplina de EMRC é a “diferenciação que fazemos quase individualmente para cada aluno” e considera que o número de alunos “tende a ser proporcional ao número de ano que ficamos numa escola”.

“Se formos dinâmicos e nos mantivermos na escola, isso facilita o estabelecimento de uma relação com os pais, os alunos e os pares”, exemplifica.

“Este ano tivemos uma visita de estudo a Sevilha e os pais envolveram-se na venda de materiais diversos de modo que todos, mesmo os que não tem condições financeiras, tivesse possibilidade de participar”.

Com “muitos alunos” a seu cargo José Morgado considera que “vale sempre a pena todo o trabalho por eles” e ‘levanta o véu’ aos curiosos sobre a realidade da disciplina no ensino secundário.

“No secundário a disciplina permite um olhar sobre o mundo sobre as realidades económicas, a vida em sociedade, a sexualidade, tudo o que toca a sua própria adolescência. Estar em EMRC permite-lhes perceber melhor o seu presente e projetar o seu futuro”.

Aos alunos deixa o desafio: “Devem experimentar uma vez na vida. Se o fizerem vão gostar e repetir”, completa.

Datas das Matrículas 2023/24

2.º ao 5.º ano 6 de julho até 12 de julho
10.º e 12.º ano 15 de julho a 20 de julho

 

Educris|12.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades