Leiria-Fátima: Professores de EMRC em encontro de final de ano

Responsáveis fazem “balanço positivo” de trabalho em equipa

D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), nomeou, em novembro último, três professores, Alexandra Varela, Moisés Lobo e Pedro Coelho, como novos responsáveis pelo Serviço de Pastoral das Escolas (SPE) da diocese, num regime “colegial”, após a renúncia do padre Gonçalo Diniz, antigo diretor deste serviço, “por motivos de saúde”, lê-se no decreto de nomeação.

“Foi, sobretudo, um tempo de diferentes adaptações, mesmo na própria diocese e entre nós, equipa. Foi, como experiência, difícil, mas gratificante”, explica Pedro Coelho.

Para finalizar um ano marcado “por várias ações de formação para docentes” e onde “quisemos sobretudo fazer-nos próximos dos restantes professores” que lecionam nas escolas da diocese de Leiria-Fátima, o Secretariado vai promover, no próximo dia 14 de julho, um “encontro convívio de final de ano letivo”.

“Queremos estar juntos, e vamos fazê-lo em Porto de Mós. Este encontro vai contar com uma visita ao castelo e à central das artes, a celebração da eucaristia em grupo de docentes e um jantar convívio”, desenvolve Moisés Lobo.

Alexandra Varela realça a importância “das diversas formações que fomos promovendo ao longo do ano” e o “feedback positivo recebido”.

“No próximo ano queremos recuperar a organização do ‘Interescolas de EMRC’ na Diocese e vamos manter as formações, creditadas ou não, porque os professores mostraram-se muito satisfeitos com as mesmas”, desenvolve.

Para esta responsável a primeira função do Secretariado Diocesano passa por “apoiar ao máximo os docentes que aqui trabalham e estar próximos nas questões pedagógicas e pessoais”, de cada um.

Educris|11.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades