«A disciplina de EMRC ajuda a humanizar a escola», afirma Dina Pinto

Professora é docente no Agrupamento de Escolas Abade Baçal, em Bragança

Dina Pinto considera que a presença da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica é “uma mais-valia no processo de humanização da escola”.

“A nossa presença confere dinâmica à escola. Somos importantes porque o nosso saber contribui para a formação humanista da escola”, afirma.

Para a docente, que trabalha com o “1º ciclo no Agrupamento de Escolas Abade Baçal” uma das grandes mais valias do professor de EMRC é “o da continuidade pedagógica”.

“Se pensarmos bem somos os únicos professores que podemos acompanhar os alunos do 1º ao 12º ano com uma pedagogia continuada e concreta”, desenvolve.

Num agrupamento que conta com “100% dos alunos do primeiro ciclo inscritos na EMRC” Dina Pito considera que a EMRC deve estar na escola para “a humanizar, como um serviço que ajuda a crescer e sempre procurando sinergias e ligações” pois “a formação humana integral não existe apenas numa área do saber, mas deve estar em articulação com os outros saberes”.

Como professora do 1º ciclo a docente revela “alguns desafios” que os mais novos colocam desde logo pela forma como acedem aos conhecimentos.

“No primeiro ciclo trabalhamos muito a par com aquilo é a aprendizagem do próprio ciclo. Fazemo-lo a partir de narrativas com histórias cheias de sentido, experiências de vida, e atividades práticas que levem os alunos a participar e a perceber o que são os valores da vida em sociedade”, completa.

Na véspera da abertura das matrículas para os alunos do 2º ao 5º ano de escolaridade, a docente não tem dúvidas de considerar que a EMRC é fundamental logo no início da formação dos mais novos.

“O primeiro ciclo é a base, é a raiz com que os alunos vão viver a disciplina. Neste ciclo eles são muito interessados e querem muito aprender. O professor tem muito ascendente e isso traz mais responsabilidade e possibilita uma relação mais próxima e de grande amplitude”, completa.

A campanha de sensibilização à disciplina disponibiliza um FLYER digital, onde se apresentam as diversas temáticas a abordar nos diferentes anos letivos, os diferentes cartazes dirigidos ao 1º ciclo, com o mote «EMRC, a Alegria de crescer» e o «EMRC, Supera-te», dirigido aos alunos do 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário, e um conjunto de vídeos com a partilha dos alunos acerca da frequência da disciplina, disponibilizados na página da Educação Cristã na plataforma Youtube, e replicada pelas redes sociais Facebook e instagram.

Matrículas escolares 2023/2014

 

2.º ao 5.º ano: De 6 julho a 10 julho

10.º e 12.º ano: De 15 de julho a 20 de julho

Aceda ao Portal das Matrículas

 

Educris|05.07.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades