Beja: «Aqui os alunos ganham pensamento crítico e um outro olhar sobre o Mundo», Noélia Lima

 

Agrupamento nº2 de Beja organizou atividade final na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para os alunos do 1ºciclo

Noélia Ferreira Lima afirmou hoje que a disciplina de EMRC “permite aos alunos um outro olhar sobre o Mundo”.

“Nas outras disciplinas os alunos têm muitos conteúdos e aqui tentamos que eles pensem, que sejam críticos, que vejam a realidade e a saibam validar, e como cidadãos aprendam a ser agentes de mudança”, afirmou à margem do encontro que a EMRC dinamizou no agrupamento nº2 de Beja.

A docente, com 26 anos de experiência, considera que a escola “acolhe hoje os desafios de toda a sociedade” com os “seus aspetos mais ou menos positivos” e deve “reinventar-se”.

“Hoje a escola concorre com todos os outros interesses que o aluno tem. A escola precisa de se reinventar porque eles, no geral, não gostam da escola”, lamenta.

Numa disciplina de oferta obrigatória e frequência facultativa a professora mostra-se otimista “por que existe, aqui mesmo na cidade, muito potencial para crescer”.

“Apostamos, antes de mais, na qualidade das nossas aulas. Se fizermos aulas mais dinâmicas que vão mais ao encontro deles e das suas questões ganham sentido e uns passam a trazer os outros”.

Na cidade de Beja existem dois grandes agrupamentos escolares e a presença da disciplina resume-se ao nº2 que conta hoje com cerca de “mil alunos”.

“O Agrupamento de Escolas nº1 tem cerca de mil e quinhentos alunos do pré-escolar ao ensino secundário. Infelizmente a EMRC ali foi-se perdendo e estamos a tentar, lentamente, reavivá-la com várias iniciativas. No nosso Agrupamento já somos duas professoras de EMRC, mas temos potencial para mais!”, afirma convicta.

Um Encontro para estimular a pertença e o respeito pelo outro

Durante a tarde da passada quinta-feira, 25 alunos do 3º e 4º anos puderam “fazer a festa da disciplina” num jardim local.

“Quisemos quase que ‘recompensá-los’ por não os termos levado ao Encontro Nacional para os alunos do 1º ciclo. A professora Carolina deu o mote e criámos grupos, com diferentes dinâmicas e propostas para que aprendam brincando”, desenvolve.

O dia foi passado entre os tradicionais jogos dos obstáculos, de datas e insufláveis e o ‘jogo dos afetos’”.

“Este é um jogo que se joga a pares e que tem propostas onde cada face apresenta um desafio que os alunos devem realizar. Numa equipa de dois um lança e outro diz uma qualidade do colega, por exemplo. Faz-se um elogio, apresenta-se um sentimento, ou ouve-se algo que nos faz falta. Aqui estimula-se a amizade, a relação e a interajuda para valores”, aponta.

Ajudar a pensar e abrir o futuro

Depois de 26 anos de trabalho com os mais novos Noélia Lima não tem dúvidas de que a EMRC “é fundamental para um crescimento integral”.

“Queremos que percebam o valor do trabalho e das questões sociais. Mostramos-lhes o mundo para que percebam que eles podem ser a mudança que desejam, a começar pelo colega que está ao lado e tem necessidade”, avança.

Numa sociedade plural e em profunda mudança a docente afirma que “hoje são os alunos que nos procuram e já não tanto as famílias”.

“Muitas famílias assumem uma postura de que ‘se o menino gosta, o menino vai’. Claro que temos famílias preocupadas com o desenvolvimento ético-moral dos seus filhos e essas são um grande apoio ao nosso trabalho. A maioria vem porque ‘a aula é fixe’”, sorri!

Dentro da sala de aula a EMRC estrutura-se em vários ‘domínios de aprendizagem’ que concorrem para que os alunos “conheçam e exercitem os valores tornando-se cidadãos conscientes”.

“Levamo-los a conhecer muitos dos valores cristãos, e procuramos que se questionem sobre o transcendente, sobre Deus, sobre o mundo, sobre a vida de Jesus que hoje, para muitos, é uma novidade. Alguns pensam que vem rezar, mas isso compete à catequese. Aqui conhecem a atitude de agir a partir do coração, a partir do pensamento e da vida de Jesus”, completa.

De 6 a 10de julho realizam-se, no Portal das Matrículas, a renovação ou primeira inscrição para os alunos do 2º ao 5º ano de escolaridade.

A campanha de sensibilização à disciplina disponibiliza um FLYER digital, onde se apresentam as diversas temáticas a abordar nos diferentes anos letivos, os diferentes cartazes dirigidos ao 1º ciclo, com o mote «EMRC, a Alegria de crescer» e o «EMRC, Supera-te», dirigido aos alunos do 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário, e um conjunto de vídeos com a partilha dos alunos acerca da frequência da disciplina, disponibilizados na página da Educação Cristã na plataforma Youtube, e replicada pelas redes sociais Facebook e instagram.

Matrículas escolares 2023/2014

2.º ao 5.º ano: De 6 julho a 10 julho

10.º e 12.º ano: De 15 de julho a 20 de julho

Aceda ao Portal das Matrículas

 

Educris|03.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades