Matrículas 2023: «No fundo já somos uma família», Ana Sofia Duarte

Alunos de todo o país apresentam, de viva-voz, a sua experiência na frequência da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)

Em todo o país decorrem, até ao próximo dia 20 de julho, as matrículas para o próximo ano letivo 2023/2024.

Ao longo de várias semanas os alunos de EMRC explicam o que os motiva a escolher esta disciplina de oferta obrigatória e frequência facultativa e dão a conhecer muito das aprendizagens em sala de aula.

Sara vem da escola Secundária do Entroncamento, na região de Santarém. Inscreveu-se este ano pela primeira vez por que “queria muito fazer a experiência de ir à comunidade ecuménica de Taizé”, na Borgonha Francesa. Hoje, confessa ao EDUCRIS, a disciplina conquistou-a.

“Eu até sou bastante interessada pela religião, mas nunca me tinha inscrito na disciplina. Este ano queria muito ir a Taizé e arrisquei”.

A aluna afirma que “na EMRC aprendemos a viver e a experiência de Taizé dá-nos esse mundo novo que aprendemos na aula e podemos ali experimentar”.

Sobre as diferenças e semelhanças da EMRC em relação ao restante currículo do ensino secundário, Sara diz que “aqui falamos e aprendemos acerca de outros temas que nos ajudam a crescer”.

“No fundo já somos uma família, todos!”, completa.

Já Rodrigo Silva, do Colégio Pedro Arrupe, de Lisboa, diz que a "disciplina é muito interessante por que nos abre muitas portas. É impressionante a quantidade de conhecimentos e relações com outras áreas que estabelecemos”.

“As perguntas e discussões que a disciplina proporciona vão ajudar-nos como pessoa e no nosso futuro académico”, completa.

Ao longo das próximas semanas vinte e um alunos, do segundo ano de escolaridade até ao décimo segundo, trazem a sua experiência de uma disciplina que está nas escolas de todo o país e pretende ser “um contributo para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos, solidários, e valorizando a dimensão humana do trabalho”, como aponta o programa da disciplina.

Também ontem, assinalando o período de matrículas do sexto ao nono anos e décimo primeiro, António Cordeiro, coordenador nacional da EMRC explicou que esta quer “ajudar as crianças, adolescentes e jovens, a verem-se como um todo capaz de construir pontes e de olhar mais além, e sendo para os outros tal acaba por se refletir numa realização pessoal”.

A campanha de sensibilização à disciplina disponibiliza um FLYER digital, onde se apresentam as diversas temáticas a abordar nos diferentes anos letivos, os diferentes cartazes dirigidos ao 1º ciclo, com o mote «EMRC, a Alegria de crescer» e o «EMRC, Supera-te», dirigido aos alunos do 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário, e um conjunto de vídeos com a partilha dos alunos acerca da frequência da disciplina, disponibilizados na página da Educação Cristã na plataforma Youtube, e replicada pelas redes sociais Facebook e instagram.

Matrículas escolares 2023/2014

6.º ao 9.º ano e 11.º ano: De 22 de junho a 28 de junho

2.º ao 5.º ano: De 6 julho a 10 julho

10.º e 12.º ano: De 15 de julho a 20 de julho

Aceda ao Portal das Matrículas

Educris|28.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades