Madeira: D. Nuno Brás desafia alunos a «escolher sempre a vida» (C\vídeo)

Bispo do Funchal esteve presente no XII Encontro Regional da EMRC

Vieram de 10 escolas, os cerca de 500 alunos inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), e que participaram, no passado dia 19 de maio, no XII Encontro Regional da EMRC.

A iniciativa, da responsabilidade do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas (DEIE), contou com a presença de D. Nuno Brás que desafiou os alunos a “escolher sempre a vida”.

“Escolham a vida. Estamos sempre a escolher. Nesta escolha podemos escolher a vida ou o que não é vida! Escolher a vida significa escolher estar com os outros, significa estar também com Deus e isso é muito importante”, afirmou na saudação inicial aos participantes.

O prelado aproveitou o momento para “saudar os professores de EMRC” e de todos os restantes grupos disciplinares “pois sem eles nada disto existia”.

“Saúdo, de maneira particular, os professores de EMRC. Sem eles esta realidade da EMRC não seria possível nas escolas”.

Às centenas de alunos presentes no parque de Santana D. Nuno Brás deixou, ainda o desafio a “que se inscrevam na Jornada Mundial da Juventude” pois “é um momento único”, sustentou.

Marco Gomes, diretor regional de Educação, usou da palavra para reconhecer “o contributo muito importante da EMRC na formação integral dos alunos”.

“É sempre bom estar com os alunos e com as escolas. Neste caso estar com os alunos que nas escolas optaram pela frequência da EMRC que dá um contributo muito importante para a formação integral de todos os alunos nas escolas”, afirmou.

Para o responsável o encontro é um tempo de “brincadeira, de aprendizagem” e desejou que os mais novos sejam capazes “hoje e no futuro, de tomar decisões importante vos levem a escolher a vida” pois “hoje temos muita gente que não promove a vida”.

Durante o dia os alunos criaram “um mural alusivo às diferentes etapas internacionais da JMJ” e percorreram as levadas e caminhos do Parque Temático de Santana com “mensagens positivas sobre a vida e o modo como cada um pode deixar marca nos outros” através “do encontro e do respeito pela diferença”.

“Foi um dia muito belo. Vi muitos rostos felizes. Observei atitude de partilha e de generosidade por parte dos professores e alunos” completa Maria Fernandes do DEIE.

O dia terminou com a visita aos diferentes pavilhões temáticos e atrações do local, após um momento musical proporcionado pelo projeto Akústica, que interpretou, entre outos temas, o Hino da JMJ Lisboa 2023.

Educris|22.05.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades