Setúbal: Meio milhar de alunos desafiados a serem «originais, livres e responsáveis»

Encontro de alunos de EMRC decorreu na quinta da Marialva, em Corroios

Foram mais de quinhentos alunos, inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), no terceiro ciclo e secundário, a dizer sim ao Encontro do passado dia 27 de abril.

Organizado pelo Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas da diocese de Setúbal, a iniciativa contou com a presença do padre José João Aires Lobato, administrador diocesano, que desafiou os mais novos a serem mais para os outros.

“Estais aqui para ser e ajudar a ser pessoas interessantes na escola e na vida. Num tempo cheio de conflitos e guerras, violência, fome e mentira, são cada vez mais necessárias pessoas que nos ajudem a ser gente: livres, responsáveis, originais, simples, de Bem”, exortou aos mais novos.

Ao longo do dia os alunos realizaram diversas atividades desportivas, musicais e artísticas num espaço gentilmente cedido pela Junta de Freguesia de Corroios.

Para José Manuel Leite Teixeira o regresso dos Encontros de alunos é uma necessidade pelo impacto que causam e por serem o prolongamento das aprendizagens da escola.

“Sendo apenas um breve instante no caminho da nossa vida, estes encontros são um grande incentivo, dão muita saúde a todos nós, sobretudo aos jovens com quem trabalhamos. Este ano foi aperitivo. Para o ano, certamente, será mais significativo ainda”, considerou.

Cada escola foi desafiada pela organização a “trazer livros e bens alimentares destinados à Loja Social da Junta de Freguesia de Corroios e atividades para partilhar”.

“Foi um dia muito preenchido também com o almoço, atividades desportivas (insufláveis, escalada, rapel); atividades musicais (partilha de talentos); atividades artísticas (desenho, poesia, jogos cooperativos, origamis de papel…)”, completa.

Educris|01.05.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades