Coimbra: «Que seja oportunidade para os nossos jovens dizerem presente», D. Virgílio Antunes (c\áudio)

Bispo de Coimbra marcou presença no XI ENES e agradecer aos jovens a presença em Coimbra

D. Virgílio Antunes disse ao EDUCRIS que a presença de “tantos jovens de EMRC em Coimbra” pode ser uma “oportunidade e um testemunho importante” para o futuro da disciplina no ensino secundário na região.

“Precisamos deste estímulo para os alunos das nossas escolas, nomeadamente do secundário onde a realidade não é aquela que gostaríamos de ter. Queira Deus que por ser uma festa alegre, com vivacidade, de ter tantos jovens a testemunhar a alegria de ter EMRC, possa entusiasmar os nossos jovens de Coimbra a estarem presentes no momento certo e nomeadamente nas aulas de EMRC”, desejou à margem do XI Encontro Nacional de EMRC do Ensino Secundário.

Na praça da Canção, e na noite da passada sexta-feira, o também vice-presidente da Conferencia Episcopal Portuguesa (CEP) deu conta do “acolhimento dos símbolos da JMJ” na cidade dos estudantes a 100 dias da iniciativa católica.

“Tem sido inacreditável [ndr: a presença dos símbolos na diocese]. Não imaginava que pudesse despertar nas comunidades, nas pessoas e nos jovens, um entusiasmado tão grande. Durante a semana, aos fins de semana, vimos as pessoas saírem de todos os lados para irem ter ao encontro de uma cruz e de um Ícone que são símbolos que algo com uma importância muito grande para a humanidade e toda e para o mundo cristão em geral”, desenvolveu.

Perante os 2500 alunos e cerca de 250 professores, a presença dos símbolos foi um momento emotivo e de grande alegria, acompanhado pela atuação da ‘banda da Paróquia’ e do padre João Paulo Vaz, autor da letra do hino da JMJ Lisboa 2023.

“A presença dos símbolos só pode deixar um rasto de bondade de desejo de mais, de fraternidade de encontro, de despertar um conjunto de possibilidade de construção de paz. Estou certo de que deixará uma marca muito forte na Igreja Portuguesa, na sociedade portuguesa e na nossa diocese. Tem tido a capacidade de reunir muitas instituições de diferente índole. São realidade única, não havia palavra nem símbolo melhor que a Cruz de Cristo para nos unir. Estamos felizes”, completou.

Uma aposta da Igreja na formação de comunidade verdadeiramente humanas

Presente na iniciativa Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), considerou que “o encontro nacional mostrou que o projeto educativo das escolas, e a própria sociedade, têm necessidade desta proposta educativa”.

“Esta é uma proposta radicada no evangelho, nos valores universais e que convida cada um a ser autor da própria vida. Daí o imperativo ‘Levanta-te’ presente no lema deste encontro. Ou seja, agarra a tua vida e que ela seja dom para os outros. Torna-te expressão dos dons que tens. Assume na tua cabeça e no teu coração, o outro e a natureza. Faz-te um ser humano inteiro e completo”, desenvolveu.

Para o responsável “esta é a grande aposta que a Igreja quer, através da EMRC, ajudar a sociedade, as comunidades educativas a serem o que verdadeiramente são: Humanas e uma humana feliz e gratuita”, completou.

Subordinado ao tema «Levanta-te vai e Cuida» o XI ENS contou com a participação de 2500 alunos, acompanhados de 250 professores, vindos de 78 instituições de ensino de todo o país, numa iniciativa que pretendeu ajudar os mais novos “conhecer e envolver-se num conjunto de dinâmicas e ações” com vista à tomada “consciente de opções de vida”.

Educris|24.04.2023


D. Virgílio Antunes e Fernando Moita



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades