Educação: Secretariados realizam «Interescolas» para alunos

Lisboa e Guarda realizam amanhã dia 28 de março, nova edição do encontro «Interescolas»

Fátima e Manteigas vão estra ligadas pela “marca da Educação Moral e Religiosa Católica” no início da primavera.

Na cidade do centro de Portugal centenas de alunos da disciplina vão participar no XXIII Interescolas Diocesano para alunos que frequentam a disciplina de Educação moral e Religiosa Católica (EMRC) nos 2º e 3º ciclos numa organização do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER) de Lisboa.

“Queremos sensibilizar os nossos alunos para a importância de Caminhar Juntos e Partilhar a alegria do Encontro. Apelamos à criatividade de todos vós, que seja em conjunto com os alunos e em parceria com outras áreas disciplinares, pois o objetivo é fazer Festa”, explica o SDER em comunicado.

Sob o tema «Levanta-te, vem Connosco!», a organização espera uma manhã “aprendizagem e convívio”, com o destaque a ser dado à “apresentação das escolas em formato audiovisual”.

“Queremos que cada escola, ou agrupamento elabore um pequeno vídeo onde se dê a conhecer aos outros participantes”, completa.

Manteigas: No coração da Serra da Estrela

Mais a norte a vila de Manteigas acolhe organização semelhante promovida pelo Departamento do Ensino Religioso Escolar (DERE), da diocese da Guarda.

«EMRC, (de) coração na tua vida» é o tema do XXIV Interescolas Diocesano de EMRC que traz à reflexão “a questão da Jornada Mundial da Juventude” e “recorda os mais novos para a necessidade de agir pela Casa Comum”.

“Em ano de Jornada Mundial da Juventude no nosso país queremos sensibilizar os nossos alunos para o exemplo de Maria, e o modo como a poderão imitar nas suas ações diárias, promovendo, desta forma, uma transformação ativa do mundo”, revela o DERE em comunicado.

Num enquadramento natural que foi “fustigado no verão por numerosos incêndios”, a organização apresenta aos alunos “algumas experiências pedagógicas” que visem a “sustentabilidade ecológica”, ou o “cuidado dos outros”.

“Queremos ajudar a formar alunos com uma atitude interventiva, um olhar positivo e transformador das realidades envolventes. Perante a realidade atual da Serra da Estrela, muito massacrada pelos fogos do verão, queremos que desenvolvam uma consciência de sustentabilidade ecológica valorizando o espaço e cuidando do mesmo como nossa casa comum”, completa a nota.

Educris|27.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades