Setúbal: Professores desafiados a «ajudar os alunos a ser pessoas»

Retiro dos docentes que lecionam na região de setúbal contou com caminhada pela Arrábida

«Caminhar com São José» foi o tema do retiro anual dos professores da disciplina de Educação moral e Religiosa Católica (EMRC), que lecionam na diocese de Setúbal.

A iniciativa, promovida pelo Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE), realizou-se no passado sábado, na Casa do Gaiato da Serra da Arrábida e contou com a orientação do padre José Maria Furtado.

“Este retiro serviu-nos para um momento de recolhimento, oração, meditação e aprofundamento espiritual”, explica, ao EDUCRIS a professora Júlia Mira.

Num tempo marcado por várias incertezas na sociedade e na educação, o padre José Maria Furtado desafiou os professores de EMRC a meditar na figura de José e a “aprender com ele”.

“Temos muito que aprender com este homem, hoje. O silêncio, o trabalho, a oração, a confiança e, sobretudo, o dar a Deus o lugar da primazia”, afirmou.

Na reflexão que conduziu, “em tom familiar”, o sacerdote lembrou aos professores que a sua primeira missão é a de “despertar nos jovens o desejo de serem pessoas e ajudá-los a ‘caminha’”, a descobrir e definir o seu projeto de vida”.

“Vivemos tempos de incerteza e é importante recordarmos em n´s a alegria de servir, a necessidade de aprender a (re)programar a vida, a nunca desistir e acreditar que tudo é possível”, desenvolveu.

No final da manhã os docentes realizaram uma caminhada pela Serra da Arrábida, num momento «Laudato si’», de “comunhão uns com os outros, com a natureza e com Deus”.

Educris|08.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades