Viseu: «Mais EMRC, mais conhecimento e mais valor global», D. António Luciano

Bispo de Viseu apela à inscrição na disciplina e lembra distinção entre esta e a catequese paroquial

O bispo de Viseu apelou hoje à inscrição na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

“Quero fazer um apelo aos vossos pais, catequistas e encarregados de educação, para que orientem os filhos na continuação do percurso escolar dando atenção a disciplina de EMRC”.

Na nota ‘Voz do pastor’, disponibilizada no sítio online da diocese de Viseu, o prelado alegra-se “pelo número elevado de inscrito na disciplina” e apresenta-a como “importante para uma educação integral dos mais novos e uma maior vivência dos valores humanos, morais e cristãos”.

Reafirmando a certeza de que “as aulas de EMRC não substituem a catequese”, D. António Luciano, desafia os “pais, igreja, professores e sociedade” a “valorizar a EMRC para que cresça o número de alunos inscritos”.

“A sociedade, e a igreja, precisa de cidadãos bem formados, de famílias que se empenhem para a construção de uma sociedade renovada. Ajudemos o mundo a ser melhor e a Igreja a realizar a sua missão e ensinar e formar de modo integral a pessoa humana a ser um cristão empenhado na transformação da sociedade”, apelou.

Para o bispo da diocese de Viseu a disciplina de EMRC apresenta-se como “um projeto aglutinador de formação humana, académica e cristã”.

“Mais disciplina de EMRC, mais conhecimento e mais valor global”, conclui.

 A EMRC no Curriculo dos alunos

De oferta obrigatória em todas as modalidades do sistema educativo obrigatório português a proposta da EMRC passa por ajudar os alunos a  “ir ao essencial da vida, das pessoas, da sociedade e do mundo, tecendo as relações e interações pessoais com o saber e o sabor do compromisso e da esperança” a partir de “um olhar cristão”.

“Nesta disciplina, as questões não são número e não se orientam para um número. São fundamentalmente pontos de partida a abrir caminhos de aprofundamento para fecundar a mente, o coração e as mãos em vista à melhor escuta das interpelações que surpreendem cada aluno, cada pessoa, a sair de si e ir mais longe”, completa o responsável.

A campanha de sensibilização à disciplina disponibiliza um FLYER digital, onde se apresentam as diversas temáticas a abordar nos diferentes anos letivos, um vídeo promocional, e os diferentes cartazes dirigidos ao 1º ciclo, com o mote «EMRC, a Alegria de crescer» e o «EMRC, Supera-te», dirigido aos alunos do 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário.

“Orienta-nos, nesta proposta, a procura de sempre: Para quem sou? De quem me faço próximo?”, completa António Cordeiro sem deixar de agradecer “quantos são agentes desta missão no serviço à disciplina de EMRC e à Educação”.


As matrículas decorrem até ao próximo dia 19 de julho no Portal das Matrículas.

Educris|07.07.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades