«Cáritas na Escola» quer chegar a mais alunos na segunda edição (C\vídeo)

86 escolas, de todo o país, incluindo ilhas, participaram na iniciativa que resulta da parceria entre o SNEC e a Cáritas Portuguesa

Os responsáveis da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) reuniram-se, no passado sábado, em Fátima, para um balanço do ano letivo que agora termina e que fica marcado pela parceria entre a Cáritas Portuguesa e o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) para a criação do projeto «Caritas na Escola».

“Queremos que Cáritas possa estar mais perto das comunidades educativas e desejámos levar mais longe a iniciativa ’10 milhões de Estrelas, um gesto pela Paz’. O «Cáritas na Escola» pretende apresentar o trabalho da Cáritas, em ligação com as suas estruturas diocesanas e levar os alunos a refletir sobre a importância da Paz nos dias de hoje”, explicou ao EDUCRIS Márcia Carvalho, da Cáritas Portuguesa.

Para o diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã, professor Fernando Moita, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, e os seus professores, querem “ser uma presença qualificadora na vida das nossas crianças e adolescentes”.

“Acreditamos que as escolas precisam do que transportamos: Os grandes valores que a figura de Jesus traz à humanidade e a paz é central para a sã convivência e para o desenvolvimento dos povos”.

A primeira edição da iniciativa contou com a inscrição de 86 escolas nas três fases do projeto. 

“No total, e ainda em tempo de pandemia, visitámos 39 escolas, realizámos 102 sessões e envolvemos mais de 150 professores e alunos”, explica Verónica Belchior, da Cáritas Portuguesa.

O SNEC, através da disciplina de EMRC, colaborou com a Cáritas Portuguesa “na elaboração de materiais, do qual faz parte um Kit para o professor, e diversos recursos para o antes, o durante e o depois da visita aos estabelecimentos de ensino”, desenvolve Estela Cristina Brito da equipa nacional de apoio à EMRC.

A sessão de trabalho dos responsáveis diocesanos da EMRC ficou ainda marcada pela intervenção de D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, e pela apresentação dos novos manuais adotados para a disciplina e as atividades, de nível nacional, em preparação para o próximo ano letivo.

“Este encontro tem a marca da sinodalidade. Quisemos, ao longo do ano, projetar, gerar sinergias nas diferentes iniciativas realizadas, procurando um olhar renovado na nossa ação que nos permita resolver as diferentes situações e constrangimentos em conjunto”, completa António Cordeiro, coordenador do Departamento de EMRC no SNEC.

Educris|05.07.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades