«Sinodalidade e novas sinergias» marcam avaliação dos Secretariados da EMRC

Iniciativas geraram “dinâmicas de crescimento” nas comunidades educativas

Os secretariados diocesanos da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) realizam em Fátima, no próximo sábado, dia 2 de julho, uma reunião de “avaliação e balanço do ano letivo”.

“Este foi um ano de criar sinergias várias, nas diferentes comunidades educativas, num clima de sinodalidade que permitiu gerar projetos impactantes a vários níveis”, aponta António Cordeiro, coordenador da disciplina de EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

«Cáritas na escola», é um dos projetos em avaliação, após um ano “de projeto piloto” em várias escolas do país.

“Esta iniciativa quer ajudar a consciencializar as comunidades educativas para ‘O valor da paz como elemento central do desenvolvimento humano’ e apresentar ‘o Natal como vivência do encontro, da partilha e da solidariedade/ fraternidade’, dando a conhecer ‘o trabalho das organizações da sociedade civil’”, explica a Cáritas Portuguesa, promotora da iniciativa.

Para o coordenador da disciplina esta iniciativa “concretiza a dinâmica sinodal, em parceria do SNEC e com a rede nacional das Caritas diocesanas no desenvolvimento, em ligação com os secretariados diocesanos da EMRC na divulgação e sensibilização junto dos seus professores”.

Ainda durante a manhã os responsáveis da EMRC vão escutar D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, que reflete sobre o modo como os docentes de EMRC, nas suas escolas, podem ajudar a “envolver e articular, as escolas com o maior evento juvenil que alguma vez se realizou em Portugal”.

Nos últimos três anos a disciplina apresentou várias “propostas de operacionalização de aulas sobre a Jornada Mundial da Juventude”, dando a conhecer, junto dos alunos, esta iniciativa da Igreja Católica que se realiza com a participação de jovens de todo o mundo.

No passado mês de março o Ministério da Educação, através da Direção Geral da Educação, enviou mesmo às escolas de todo o país, uma nota onde apela aos responsáveis escolares que “acolham e facilitem a visita às escolas de jovens do Comité Organizador Diocesano (COD)”, e onde destaca a JMJ como uma “escola de paz, de fraternidade e de diálogo, alicerçada na esperança e na alegria dos jovens do mundo inteiro”.

Da parte da tarde os responsáveis pela disciplina vão abordar a questão das “matrículas, novos manuais, formação de professores, e as várias atividades previstas, com destaque para o Encontro do Ensino Secundário, para alunos de EMRC, e o Interescolas do primeiro Ciclo.

Educris|28.06.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades