Media/Gouveia: «A Herança de Paulo» vence concurso «Bíblia Moov»

6ª edição da iniciativa contou com mais de seis dezenas de obras a concurso

O filme «A herança de Paulo: o outro é causa nossa», realizado pelos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e Multimédia, do agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha (AEAAV), foi o vencedor do prémio ‘Bíblia Moov Jovem’, edição de 2022, na gala que se realizou no passado sábado, dia 25 de junho, em Gouveia.

“«A herança de Paulo: o outro é causa nossa» leva-nos, pela mão de Paulo, a refletir sobre a tragédia da perseguição religiosa, ao longo dos tempos e, diante desta, sobre a nunca terminada missão de acolher o outro que chega, seja porque decide partir, seja porque foi forçado a chegar a algum lugar não pretendido”, explica ao EDUCRIS o professor Luís Silva.

Fruto de uma parceria, que já criou filmes como ‘Emilagrando’, premiado em 2017, ‘Noé, acque di Dio’, premiado em 2018, ‘David, um amor demasiado humano’, premiado em 2019, e ‘Deriderato Deo’, nomeado para a final, em 2021, o novo título “é uma dorida variação sobre a história do acolhimento, por parte dos primeiros cristãos aos judeus que são forçados a fugir da violência romana, sob a ação do imperador Cláudio”.

“A ação leva-se a Paulo que visita Áquila e Priscila, vítimas da perseguição perpetrada na cidade de Roma, e é ele mesma vítima de desprezo, evidenciando-se neste filme que esse tempo de perseguição devia ser um já remoto passado; este já não devia ser o tempo da fuga, do medo e do conflito, mas o da partilha dos argumentos e do respeito dialogante”, desenvolve.

A mais recente produção do AEAAV contou com a participação de alunos de EMRC e do Curso de Multimédia, liderados por Tiago Gomes, sob a coordenação dos professores Paulo Calhau e Luís Silva.

Na edição de 2021/22 o tema «Histórias de migrantes na Bíblia» pretendeu provar “que a Biblia é uma biblioteca de guiões com histórias sobre tudo”, explica Simão Silva da Sociedade Biblica, promotora da iniciativa.

“Este é um tema muito atual e que, estamos certos, vai proporcionar muito boas reflexões a partir da realidade da Biblia e da sua transposição para a atualidade”, completa.

Categorias a concurso

O «Biblia Moov» apresentou, nesta edição, quatro categorias a concurso: o Prémio «Bíblia Moov Jovem», para grupos de jovens entre os 12 e os 18 anos; o Prémio «Bíblia Moov – individual», para maiores de 18 anos, sem limite de idade, e com um Tema bíblico livre; o Prémio «Bíblia Moov» Arte Jovem, para grupos de jovens entre os 12 e os 18 anos e o Prémio «Bíblia Moov Arte – individual», para maiores de 18 anos.

As primeiras cinco edições contaram com mais de 280 obras a concurso. Na categoria «Bíblia Moov Jovem», entre os 12 e os 18 anos, os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) tem participado, em bom número, tendo mesmo ganho algumas das edições.

Educris|27.06.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades