Coimbra: «A Paz» foi tema do XII Interescolas de Coimbra

Iniciativa dividiu-se entre Penela e Espinhel e contou com muita animação e ateliers sobre a Paz

«Viver juntos é saber viver em paz…» foi o tema do XII Encontro Interescolas para alunos que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na área geográfica da diocese de Coimbra.

Desenvolvida em dois pólos, Penela e Espinhel, a iniciativa permitiu aos alunos realizarem “um peddy paper, que deu a conhecer alguns aspetos da vila e do seu castelo e o Espinhal, onde os alunos tiveram a oportunidade de explorar atividades lúdicas, mas também de reflexão”, explica ao EDUCRIS um comunicado do Secretariado da EMRC de Coimbra.

Já em Espinhel os cerca de 500 alunos, provenientes de nove agrupamentos de escolas, realizaram arborismo, bubble football a alguns ateliers “onde se trabalhou momentos de reflexão onde se trabalhou a importância da paz interior e da paz entre todos, quer no mindfulness, quer pela Ilha da Paz”.

“Foi um retorno ao presencial que permitiu aos alunos “interiorizar a importância da paz e da harmonia entre todos” e ajudou a “a encontrar formas de valorizar as relações humanas, a descobrir pontes de entendimento para ultrapassar as dificuldades e a estar atento ao outro.”, conclui o comunicado.

Presente no encontro o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, desafiou os alunos a lerem uma carta escrita pelo Papa Francisco, de nome Fratelli Tutti, apelando à “vivência da fraternidade e à preocupação pelo outro”.

“Se somos irmãos só pode haver lugar para a paz no mundo em que nós estamos”.

O prelado desafiou os alunos a serem construtores de paz e a levarem esta mensagem às famílias, aos amigos, à escola.

Educris|09.05.2022

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades