«Qualificar professores para ser contributo da Igreja na Escola», D. António Moiteiro

Responsável explica investimento da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) na formação de professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)

D. António Moiteiro afirmou hoje que a Igreja tem estado atenta à “falta de professores” no sistema de ensino e que tem realizado “um grande investimento na formação científica dos docentes de EMRC”.

“A falta de professores não implica apenas as outras disciplinas como o português ou a matemática. Esta falta também afeta a disciplina de EMRC e, por sabermos das dificuldades de quem está no terreno, temos apoiado a formação dos professores de EMRC nas várias fases da formação”, explicou ao EDUCRIS no final da reunião dos bispos portugueses.

Numa altura em que escasseiam professores, no ensino básico e secundário, o comunicado final da 202ªAssembleia-geral da CEP dá conta de um “apoio financeiro aos estudos de professores e candidatos a professores de EMRC na faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

“Nos últimos anos apoiámos, através do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), a formação de cerca de 180 professores, nos três pólos da UCP pois sentimos que sem docentes bem formados, em termos científicos e nas componentes didática e pedagógica, não podemos dar saltos qualitativos na disciplina e ser contributo evangélico e qualificante na Escola para a formação das novas gerações”, concluiu.

Educris|29.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades