Madrid acolhe I Encontro Iberoamericano de Professores de Religião

Iniciativa reúne 38 especialistas e um amplo programa cultura dirigido aos docentes espanhóis, Portugueses e da América Latina

“Promover uma educação profunda, que abarque a dimensão espiritual dos alunos, colocando em evidência o conhecimento da religião enquanto veículo para entender a cultura, e reconhecer o direito das famílias à formação das convicções morais e religiosas dos filhos”, são os três objetivos o I Encontro Ibero americano dos professores de Religião que Madrid acolhe de 6 a 8 de maio.

Dirigido “aos professores de Religião” a iniciativa conta com um programa “diverso”, num total de 38 comunicações com lugar para “conferências tradicionais” e “dinâmicas docentes inovadoras com o ‘Religion Teaching Lab’, colóquios e atividades culturais”.

“Consideramos que vivemos um momento chave no impulsionar da disciplina de Religião, como contributo para uma formação profunda dos nossos alunos nestes tempos complexos que vivemos”, explica ao EDUCRIS José María Moya, diretor geral da Siena Educatión.

A iniciativa, que se realiza no Caixaforum Madrid, conta com a participação de D. Luis Argüello, secretário-geral da Conferencia Episcopal Espanhola, Mohamed Ajana Elouafi, secretário da Comissão Islâmica de Espanha, Mariano Jabonero, secretário-geral da organização dos Estados Ibero-americanos e Andreas Schleicher, responsável da Edcucação na OCDE bem como de José Maria de Corral, presidente de Scholas Ocurrentes.

A ideia deste Encontro surgiu a partir dos “dados que se vão reunindo dos gabinetes de orientação psicopedagógica e nas próprias salas dos professores”.

“Estas estruturas vão dando conta de que, cada vez mais, temos crianças, adolescentes e jovens, academicamente brilhantes, humanamente bem formados, mas com um vazio existencial e um sem sentido que os leva, não poucas vezes, a experimentar um sem número de transtornos. Isto acontece porque o ato de educar, a educação, funciona como um banco de três pernas que não se aguenta apenas com duas”, argumenta Moya.

Ao longo dos três dias vai realizar-se um colóquio antirreligioso, um conservatório de filósofos e um programa cultural extenso.

O I Encontro Ibero americano dos professores de Religião termina com a eucaristia, celebrada na Catedral de Madrid, e presidida por D. Carlos Osoro Cardeal de Madrid.

Conheça o programa completo AQUI

Educris|26.04.2022

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades