«Estes encontros trazem à realidade aquilo que se aprende em sala de aula», António Cordeiro

Coordenador da disciplina de EMRC destaca papel de proximidade dos professores durante a pandemia

Mais de dois milhares de alunos, inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) participaram no 10º Encontro do Ensino Secundário num autêntico “reencontro” após dois anos em regime virtual.

“Foram dois anos de muito desejo de que aquilo que se aprende em aula passe para realidade, para fora da sala de aula”, explica ao EDUCRIS o professor António Cordeiro.

Coordenador da disciplina no Secretariado Nacional da Educação Cristã, o responsável destaca “o reencontro tão desejado” de uma iniciativa que quis, “em primeiro lugar, olhar e abraçar o outro2.

“Dois mil e cem alunos refletem bem o desejo deste reencontro que queremos, até pelo tema deste ano, que seja momento de pensar-se olhando, em primeiro lugar, os outros”, aponta.

«No berço sou…acolhido, mimado, nutrido», foi o tema geral da edição realizada na sexta e sábado em Guimarães.

“Se pensarmos bem desde o ventre materno que sou acolhido, desejado. Existe um momento em que se é mimado, envolvido de afeto e de humanidade, e um outro momento ser nutrido. Isso leva-nos a algo que é tão importante para a EMRC e que é a relação com os outros”, explicou.

Lembrando a disciplina como aquela que aponta, na escola, para “os valores de alteridade, da solidariedade, do respeito, do cuidado pela casa comum, da ecologia integral”, o responsável destacou a ideia de que o exercício de “olhar-se, olhar o outro e o olhar o mundo” permite os mais novos que “o coração se expanda”, não “pelo número de pessoas que conheço, mas pela qualidade desse encontro”.

O papel dos professores na pandemia

Num momento de alívio das medidas utilizadas para a contenção da pandemia Covid-19, António Cordeiro lembrou o “trabalho dos professores que foram muito importantes na mediação humana dos seus alunos”.

“Recebemos muitos relatos do papel que os professores, e os de EMRC em particular, tiveram durante esta pandemia. Permitam-me enviar-lhes um grande abraço pelo seu extraordinário trabalho”.

Inscrições abertas para o próximo ano letivo

Numa altura que é já de matrículas para o 1º ciclo do ensino básico, o responsável não deixou de lembrar a importância da inscrição na disciplina de EMRC, numa proposta comprometida com a paz.

“O nosso convite é sempre o ‘vem e vê’. Como disciplina de caracter facultativo nada se impõe, mas oferece-se um abraço de humanidade, num contexto em que a paz está comprometida. Desde o primeiro ciclo que queremos cultivar os valores da fraternidade e da paz pois só aqui vamos encontrar o que nos permite dar outro salto: O da Fraternidade universal. Apelamos aos que quiserem que o construam connosco”, apelou.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades