Guimarães: «O país precisa desta manifestação de alegria», Fernando Moita

Diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã destaca importância da disciplina de EMRC na formação das novas gerações

Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), afirmou hoje que o X Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES), para alunos que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), é um sinal “da vitalidade da disciplina” e demonstra o “contributo da mensagem cristã” para a formação das novas gerações.

“Queremos fazer festa e dizer a estes alunos e professores que a Igreja, e o país precisam desta manifestação da alegria”, afirmou em declarações ao EDUCRIS.

A X edição da iniciativa começa no final desta tarde, em Guimarães, e vai contar com a presença de mais de dois mil alunos, de 65 agrupamentos de escolas de todo o país, que fazem a festa sob o tema «No berço sou… acolhido, mimado, nutrido».

“Este ano viemos até ao berço, daí o tema do encontro, para experimentarmos a dimensão do acolhimento, tão importante na perspetiva cristã, e da necessidade de alimento e de mimo”, desenvolve.

A organização vai recolher “produtos de puericultura destinados às crianças que mais precisam e que vão ser entregues à Cáritas Diocesana”, pois “no berço se acolhe a grandeza, e a originalidade, mas também a fragilidade da vida de cada pessoa, que aprende a levantar-se e a caminhar como dom e partilha para os outros”, reconhece Sérgio Martins da equipa nacional da EMRC.

Para Fernando Moita, o elevado número de inscritos é sinal “de que a mensagem cristã é sal e fermento na vida das escolas, e no quotidiano do país de que fazemos parte”.

“Queremos oferecer esta proposta e receber dos nossos jovens a vitalidade que nos projeta para o amanhã. Este é o resultado do que acontece na maioria das escolas, onde a presença da disciplina é um valioso contributo nos projetos educativos dos agrupamentos, no apoio ao desenvolvimento ético, social e pessoal das novas gerações”, garante.

O X ENES realiza-se entre hoje e amanhã em Guimarães depois de já ter sido realizado em Lisboa, Beja, Porto, Braga, Leiria, Lamego, Aveiro, tomar e Viseu.

A organização está a cargo da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), que a organiza e promove, através do SNEC organiza e promove, e conta com a colaboração da equipa nacional, Arquidiocese de Braga e Câmara de Guimarães.

Imagem: Arquivo

Educris|22.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades