Guimarães acolhe edição «verde e solidária» do Encontro do Ensino Secundário

Mais de dois mil alunos são “acolhidos no berço” na X Edição da iniciativa que vai contar com a presença do músico Fernando Daniel e de D. José Cordeiro, arcebispo de Braga

 

«No Berço sou… Acolhido, mimado, nutrido!» é o tema do X Encontro Nacional de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Ensino Secundário (ENES). A iniciativa, que se realiza a 22 e 23 de abril na cidade de Guimarães volta ao modelo presencial ultrapassada que está a situação pandémica em Portugal.

“Depois do que vivemos queremos que este encontro seja um momento de festa, alegria, partilha e, também, sinal claro de uma atitude solidária e ecológica”, explica ao EDUCRIS o professor Sérgio Martins, da equipa nacional da EMRC.

Durante os dois dias os alunos são desafiados a trazer “produtos de puericultura destinados às crianças que mais precisam e que vão ser entregues à Cáritas Diocesana”, pois “no berço se acolhe a grandeza, e a originalidade, mas também a fragilidade da vida de cada pessoa, que aprende a levantar-se e a caminhar como dom e partilha para os outros”.

Numa iniciativa sintonizada com o conceito de Ecologia Integral, preconizada pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’, o encontro vai evitar “o uso de plástico bem como de materiais de utilização única”, apostando em produtos reciclados nas suas várias atividades. No total o encontro conta com 2150 alunos de 65 escolas de todo o país.

Os alunos vão ser acolhidos, na tarde desta sexta-feira, no pavilhão municipal de Guimarães com várias atividades lúdicas. Pelas 22h30 acontece o encontro/concerto de Fernando Daniel.

Na manhã de sábado os alunos vão realizar um peddy papper pela cidade de Guimarães. A festa de encerramento está prevista para as 14h00 e conta com a presença de D. José Cordeiro, arcebispo de Braga que no primeiro encontro com os professores de EMRC, no passado mês de março, afirmou a disciplina como “decisiva na construção da sociedade, no alargamento dos horizontes e na mundividência cristã”.

Na formação «Pensar Global, Agir Local», promovida pelo Departamento Arquidiocesano para a Presença da Igreja no Ensino e o centro Missionário da Arquidiocese bracarense, o prelado apelou aos docentes para que possam ser na escola educadores “espiritualmente motivados e profissionalmente competentes”.

“A EMRC depende, em grande medida, do professor e da professora que a lecionam”,concluiu.

Educris|22.04.2022




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades