Guimarães acolhe edição «verde e solidária» do Encontro do Ensino Secundário

Mais de dois mil alunos são “acolhidos no berço” na X Edição da iniciativa

«No Berço sou… Acolhido, mimado, nutrido!» é o tema do X Encontro Nacional de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Ensino Secundário (ENES). A iniciativa, que se realiza a 22 e 23 de abril na cidade de Guimarães volta ao modelo presencial ultrapassada que está a situação pandémica em Portugal.

“Depois do que vivemos queremos que este encontro seja um momento de festa, alegria, partilha e, também, sinal claro de uma atitude solidária e ecológica”, explica ao EDUCRIS o professor Sérgio Martins, da equipa nacional da EMRC.

Durante os dois dias os alunos são desafiados a trazer “produtos de puericultura destinados às crianças que mais precisam e que vão ser entregues à Cáritas Diocesana”, pois “no berço se acolhe a grandeza, e a originalidade, mas também a fragilidade da vida de cada pessoa, que aprende a levantar-se e a caminhar como dom e partilha para os outros”.

Numa iniciativa sintonizada com o conceito de Ecologia Integral, preconizada pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’, o encontro vai evitar “o uso de plástico bem como de materiais de utilização única”, apostando em produtos reciclados nas suas várias atividades. No total o encontro conta com 2150 alunos de 65 escolas de todo o país.

Recorde os melhores momentos do IX ENES.

Educris|05.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades