Lisboa: «Laudato Si» inspira caminhada quaresmal

Colégio D. Luísa de Sigea e Academia de Música de Santa Cecília desafiam à “conversão Ecológica”

“«Água, fonte de vida» - Missão Familiar de Conversão Ecológica” é o tema da caminhada quaresmal que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), apresenta naquelas duas instituições de ensino.

“Queremos responder ao clamor da Terra, assumindo comportamentos de poupança de água, na própria família e reconhecer a água como dom de Deus para todos”, explica ao EDUCRIS o professor Carlos Araújo.

A partir da Carta Encíclica Laudato Si’ Sobre o Cuidado da Casa Comum, do Papa Francisco, a proposta desafia a “um equilibrado uso dos recursos naturais, de modo que todos os seres vivos deles possam usufruir”.

“A nossa proposta vai ao encontro deste convite, ajudando-nos a caminhar juntos rumo à comprometida e responsável conversão ecológica dos nossos comportamentos no que respeita à água”, aprofunda o responsável.

Ao longo das semanas da Quaresma os alunos vão realizar “várias ações na aula, na escola e em casa”.

“Semanalmente, as crianças receberão na plataforma/e-mail uma imagem da seca em Portugal, com uma frase da Laudato Si’. Cada um vai poder definir um objetivo de poupança de água, durante a semana, em grupo”.

Na escola vai ser contruída “uma fonte, onde semanalmente será colocada uma frase da Laudato Si’ e aplicada na fonte, apelando também à comunidade a necessidade urgente de cuidar da casa comum, sobretudo, à poupança de água”.

Também em casa “propósito de poupança é para continuar e segue acompanhado de uma oração para ser realizada com os pais”.

 

Imagem: Unsplash

Educris|10.03.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades