Viana do Castelo: «O paradigma de Job na pedagogia da EMRC»

Formação aborda a “sabedoria bíblica” nos processos de “doença, luto e sofrimento”

O secretariado diocesano da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de Viana do Castelo promove, no próximo dia 26 de fevereiro, no Instituto Católico daquela cidade, uma formação para professores de EMRC subordinada ao tema «Sabedoria bíblica nos processos de doença, luto e sofrimento. O Paradigma de Job na Pedagogia da EMRC».

A iniciativa, que conta com a orientação do biblista padre Pablo Lima, pretende ajudar os professores a “responder a um tema essencial na reflexão dos alunos numa faixa etária onde surgem as grandes questões existenciais”, explica Lígia Pereira, diretora do secretariado da EMRC de Viana do Castelo.

Para a responsável o tema da «doença, luto e sofrimento» tornou-se mais presente na vida das novas gerações, fruto “da própria pandemia que nos aproximou enquanto ‘grupo’, e a necessidade de formar para um tema que quase afugenta a escola de o discutir, refletir e assumir enquanto realidade humana”.

Partindo da reflexão bíblia, com um dos domínios de aprendizagem da EMRC, a proposta passa por apresentar o livro de Job como um documento que “coloca em questão o que todo o ser humano ainda hoje tem como mistério na sua própria existência humana”, através de um conjunto de interrogações que fazem parte de nós.

“É importante não fugir a estas questões na comunidade escolar e principalmente a disciplina de EMRC, enquanto espaço de diálogo e reflexão, chave hermenêutica entre fé e cultura, tem a obrigação de proporcionar esse mesmo espaço onde na liberdade se reflete sobre as grandes questões existenciais”, desenvolve.

Lígia Pereira considera que aos professores de EMRC é pedido que abram “caminhos de Sentido e Esperança existencial na vida de cada um dos nossos alunos”, no pleno respeito pela sua liberdade e diferentes opções.

Imagem: Arquivo 

Educris|05.02.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades