Bragança: Alunos desafiados a percorrer a «avenida da Paz e da Fraternidade»

Iniciativa deu a conhecer percurso de algumas das personagens históricas marcadas pelo sonho da paz e da fraternidade

Os alunos inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança, foram desafiados pelos professores a “percorrer a ‘avenida’ da Paz e da Fraternidade Humana”.

“Quisemos olhar para o percurso de grandes líderes, e convidar os nossos alunos a contemplar exemplos de humildade e simplicidade, a trilhar o caminho da não-violência e da paz, a cultivar gestos de bondade e de solidariedade, a construir um mundo mais justo e fraterno”, explica a docente Dina Pinto ao EDUCRIS.

A iniciativa surgiu para assinalar o “Dia Escolar da Não-Violência e da Paz”, que se celebrou no passado dia 30 de Janeiro, e o “Dia Mundial da Fraternidade Humana” que s assinala nesta sexta-feira, dia 4 de Fevereiro.

Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar de Lisboa apresenta proposta de ação

A proposta surgiu pelo Papa Francisco, e por outros líderes mundiais em 2019, e passa pela realização de um ‘Dia Internacional da Fraternidade Humana’, assinalado a 4 de fevereiro.

No ano passado a Organização das Nações Unidas, incluiu a data na sua lista de efemérides numa celebração que juntou o secretário geral, António Guterres, o xeque Mohammed bin Zayed e o Papa.

Conscientes da importância da iniciativa o Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER) apresenta a atividade «Heróis da Fraternidade», um trabalho “desenvolvido durante a ação de formação ‘Para uma Escola Inclusiva - Contributos da EMRC’”.

“Esta proposta é um conjunto de pequenas ações, a desenvolver na escola, e que foram pensadas para alunos do 1º aos 12º anos de escolaridade”, completa o SDER.

Em anexo encontra toda a planificação da atividade «Heróis da Fraternidade»

Educris|04.02.2022


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades