Açores: Bispo desafia jovens a seguir Jesus e a manterem-se originais

D. Armando Esteves Domingues participou na iniciativa que reuniu jovens de todas as ilhas dos Açores num envio simbólico dos peregrinos rumo à JMJ Lisboa 2023

O Bispo de Angra acredita que a subida ao Pico dos peregrinos açorianos que vão estar na Jornada Mundial da Juventude, da próxima semana, serve de ajuda para lidar com “tudo aquilo que às vezes são aparentes sinais de felicidade e que desiludem”, e mostrou-se convicto de que os 130 jovens saiem da experiência “mais fortes”.

“A subida, como tudo na vida, teve algumas dificuldades. Estar cá em cima é ter o céu como limite e muitas vezes na vida temos de ter essa certeza de que há sempre um céu acima de nós”, destacou o prelado citado pelo portal Igreja Açores no alto do ‘Piquinho’, o topo da montanha do Pico, a 2.531 metros de altitude.

Na homilia da eucaristia a que presidiu D. Armando Esteves Domingues lembrou aos mais novos que “subir à montanha é sempre uma aventura, com riscos, com festas, como a vida, e também com esta complementaridade de que todos podemos ser uns para os outros”.

Aos jovens o prelado convidou a “deixar os teclados” e ecrãs e a “olhar mais o mundo e o irmão que caminha ao nosso lado”, procurando “a felicidade fazendo feliz o outro”, desafiou.

Aos mais novos o prelado reafirmou a convicção da necessidade de “construir” uma “única humanidade” seguindo o exemplo de “Cristo”.

“Vir cá acima, acredito que faremos um mundo melhor lá em baixo, onde a vida se joga todos os dias. Buscai o outro. O isolamento, o egoísmo, o viver para si próprio, acho que não deve ser próprio dos jovens. Continuai a correr a subir montanhas uns com os outros”, desenvolveu citado pelo ‘Igreja Açores’.

Num mundo onde “há hoje pensamentos instituídos, generalizados, iguais para todos”. D. Armando Esteves Domingues, convidou a uma atitude “contracorrente” e original com um ‘influencer’ infalível.

“Se eu pudesse hoje aqui, (…) recomendar um ‘influencer’ infalível, que sabe sempre o melhor produto, o melhor caminho, a melhor forma para chegar ao alto da montanha, seria Jesus Cristo”, completou.

Antes da Eucaristia, o bispo com um pequeno grupo de jovens subiu ao Piquinho onde colocou uma bandeira da JMJ.

Imagem: Igreja Açores

Educris|25.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades