«Dias nas Dioceses» acolhem mais de 67 mil participantes

Iniciativa realiza-se de 26 a 31 de julho e conta com participantes de 120 países

A menos de dez dias da Jornada Mundial da Juventude os «Dias nas Dioceses» vão animar diversos pontos do país para dar a conhecer a cultura e o modo de vida português aos jovens de todo o mundo.

"Contamos com peregrinos em 17 dioceses portuguesas, com exceção das três Dioceses de Acolhimento, Lisboa, Setúbal e Santarém, e da Diocese das Forças Armadas, numa "mobilização de jovens de todo mundo que demonstra a capacidade de acolhimento do país e a dedicação da população para a organização da JMJ Lisboa 2023", afirma o Comité Organizador Local em comunicado.

Os «Dias nas Dioceses (DND)», o encontro de jovens de todo o mundo que decorre antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, de 26 a 31 de julho, movimenta 67.600 peregrinos vindo da europa, com destaque para os peregrinos que chegam de países com tradição na JMJ e que já receberam este grande encontro com o Papa, como Espanha, França, Itália, Polónia, a Alemanha, mas também da Estónia, Bélgica, Lituânia, Luxemburgo, Grécia, Reino Unido e da Escócia.

De África destacam-se a os participantes dos Países Lusófonos, como Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, mas viajam também do Brasil e de Timor-Leste.

América, Ásia e Oceânia, são outros continentes de onde viajam jovens, que trazem a multiplicidade de línguas e culturas e também ritos cristãos, que vão estar representadas com países como Arábia Saudita, Bahrain, Cazaquistão, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Filipinas, Polinésia Francesa, Honduras, India, Iraque, Jamaica, Malásia, Mauritânia, Nepal, Panamá, República Dominicana, Rússia, Turquemenistão, Venezuela e Zimbabué.

A Diocese do Porto recebe "mais de 16.500 peregrinos, Coimbra mais de 14 mil, no território de Leiria-Fátima ficam 7.500 participantes, enquanto os Comités Organizadores (CODs) de Braga e de Aveiro acolhem, respetivamente, 7000 e 5000 peregrinos", lê-se na missíva que dá conta de que os participantes "vão ficar alojados em casas de famílias de acolhimento ou nas paróquias, em instalações públicas".

"Cada diocese desenvolve um programa de atividades com os peregrinos centrado em cinco pilares: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio, para proporcionar aos jovens uma experiência eclesial de partilha de fé e do ser Igreja, nos dias anteriores à JMJ Lisboa 2023", completa a nota.

Os Dias nas Dioceses são um caminho de preparação de peregrinos para a JMJ Lisboa 2023. As Dioceses de Acolhimento - Lisboa, Santarém, Setúbal - e a Diocese das Forças Armadas e de Segurança assumem um papel diferente, de acolhimento da semana da JMJ Lisboa 2023 que se realiza de 1 a 6 de agosto e que vai reunir jovens de todo o mundo com o Papa.

Sobre a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por São João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem sido um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

 A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). No dia 27 de janeiro de 2019, na conclusão da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Panamá, foi anunciado que a escolha do Papa Francisco para seguinte edição da Jornada Mundial a Juventude seria Lisboa. A JMJ Lisboa 2023 vai decorrer entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023, sob o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – Lc 1, 39.

Educris|24.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades