JMJ Lisboa 2023: Imagem da Capelinha das Aparições vai estar no encerramento da JMJ

Papa vai rezar diante do ícone mariano a 5 e 6 de agosto

O Santuário de Fátima anuncia que a centenária imagem de Nossa Senhora de Fátima, presente na Capelinha das Aparições desde 1920, vai estra em Lisboa para os atos finais da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 a 6 de agosto.

“A deslocação desta Imagem está já a ser preparada de forma a garantir a segurança e a dignidade da centenária escultura que chegou à Cova da Iria em junho de 1920”, explica o Santuário em comunicado publicado na sua página na internet.

Para os responsáveis do ‘Altar do Mundo’ “a presença da Imagem na celebração final da Jornada Mundial da Juventude é, também, o reconhecimento do valor e da importância deste ícone mariano na religiosidade de Portugal e do Mundo”.

Recorde-se que o Papa Francisco vai estar em Fátima a 5 de agosto, para um encontro com jovens doentes, e onde rezará, pela terceira vez, diante deste ícone mariano.

A primeira vez aconteceu em 2013, em Roma. A seu pedido a imagem de Nossa Senhora esteve inserida na Jornada Mariana do Ano da Fé, como ícone representativo da devoção mariana em todo o Mundo.  Mais recentemente, em 2017, quando visitou o Santuário de Fátima, o Papa voltou a rezar junto a este ícone.

Será a décima terceira saída desta Imagem, esculpida por José Ferreira Thedim entre 1919 e 1920.

Até hoje a imagem de Nossa Senhora de Fátima esteve três vezes a Roma, três vezes a Lisboa, duas ao Santuário do Cristo Rei, em Almada, duas à diocese de Leiria-Fátima, uma a Madrid (Espanha) e outra à arquidiocese de Évora, nomeadamente a Vila Viçosa.

A imagem que se venera na Capelinha regressará ainda a Fátima na tarde do dia 6.

Durante a JMJ Lisboa 2023 o Santuário vai ter patente ao publico a exposição imersiva Fatima Experience, a partir do dia 1 de agosto, na Sala do Risco, no Páteo da Galé, no âmbito do Festival da Juventude.

Imagem: PQ

Educris|20.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades