JMJ Lisboa 2023: Rede Cáritas internacional participa na Jornada Mundial

Delegação internacional vai estar em Lisboa para testemunhar ação em regiões diferentes no globo

A rede internacional Cáritas prepara-se para participar na Jornada Mundial da Juventude, a decorrer de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.

Pela primeira vez o encontro mundial de jovens vai contar com os testemunhos de uma delegação de representantes das sete regiões que integram a Caritas Internationalis que partilham “o modo como participam na missão da Cáritas nos seus países de origem”.

“A delegação participará, ainda, nos chamados Dias nas Dioceses, de 26 a 30 de julho em Leiria. Este será um momento de conhecimento da acompanhado pela Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima e a Cáritas Jovem de Leiria”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A intenção da organização católica é a de “envolver os jovens em espaços relevantes da sua atividade no mundo”.

“Os jovens são fundamentais para a nossa missão porque são poderosos agentes de mudança. São as mãos e os pés da Cáritas no mundo,” sublinha Rebecca Rathbone, responsável pela promoção da liderança juvenil da Caritas Internationalis.

A resposta a emergências, serviços sociais, comunicação e tecnologia, mas também o envolvimento em projetos relacionados com mudança de comportamentos e alerta público para a causa dos mais vulneráveis e do cuidado da Casa Comum, são alguns dos espaços de participação dos jovens nos 162 países onde a Cáritas tem atividade, numa rede constituída por milhares de dioceses e inúmeras paróquias em todo o mundo.

“Esta participação juvenil é já uma realidade em Portugal onde os jovens são chamados a participar em diversos projetos nacionais e diocesanos”, desenvolve.

Um exemplo concreto é o projeto “Cáritas na Escola” que tem levado a identidade Cáritas e o desafio do voluntariado não apenas aos estudantes, mas a toda a comunidade educativa.

Na Jornada Mundial da Juventude, a Cáritas propõe diferentes atividades dirigidas a todos os peregrinos que participam na JMJ 2023 e um encontro para colaboradores e jovens voluntários como forma de celebrar as importantes contribuições dos jovens para o avanço da missão da Cáritas no mundo.

Onde encontrar a Cáritas na Jornada Mundial da Juventude:

- Stand da Cáritas na Cidade da Alegria: A Cáritas é uma das 128 organizações com um stand na feira vocacional da JMJ23. Uma equipa da Cáritas estará disponível para partilhar a sua missão com os peregrinos da JMJ.

Localização: Rua Vieira Portuense, Belém (Jardins de Belém)

Terça a sexta-feira, 1 a 4 de agosto 

Horário: 9h00 -16h00 (terça, quinta e sexta-feira); 9h-22h (quarta-feira)

- O Desafio da Ecologia Integral: Os peregrinos são desafiados a completar uma caça ao tesouro que lhes dará a conhecer o trabalho da Cáritas no âmbito da defesa da Casa Comum e promoção da Ecologia Integral. Haverá ainda um encontro com os diferentes dirigentes da Cáritas entre eles o recém-eleito secretário-geral da Caritas Internationalis, Alistair Dutton.

Localização: Fundação EDP, Central Tejo Av. Brasília 1300-598, Lisboa

Data: Quarta-feira, 2 de agosto

Horário: 15h00 - 17h30

- Encontro da família Cáritas: Este é um evento paralelo que reúne os jovens da família Cáritas que de todo o mundo estarão a participar na JM2023.

Localização: Fundação EDP, Central Tejo, Av. Brasília, 1300-598 Lisboa

Data: Quinta-feira, 3 de agosto,

Horário: 13h00 - 15h00

 

Mais informações sobre a Cáritas na JMJ2023:

Site: www.caritas.org/wyd

Instagram: https://instagram.com/caritasyouth

Educris|18.07.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades