JMJ Lisboa 2023 com impacto estimado de 411 a 564 milhões de Euros

Dados foram hoje apresentados pela Pwc Portugal. Estudo conta com o apoio do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 deu hoje a conhecer um estudo de impacto económico do maior encontro de jovens do mundo e que estima o impacto global entre 411 a 564 milhões de Euros, em termos de Valor Acrescentado Bruto, e entre 811 a 1 100 milhões de Euros, em termos de Produção.

“Para apurar o impacto económico da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 na economia nacional, a PwC Portugal, com o apoio técnico do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), desenvolveu um estudo de impacto económico estimado para a organização do encontro em Portugal”, explica a organização em comunicado.

Os resultados do estudo, feito por uma entidade independente e entregue hoje à Fundação JMJ Lisboa 2023, apontam para um impacto global “muito significativo na economia real”.

“Considerando os gastos de alojamento, alimentação, comércio, transportes e outras despesas dos participantes, assim como o investimento associado à organização do encontro”, o estudo compreende “os eventos da JMJ entre os dias 1 e 6 de agosto, os Dias nas Dioceses, realizados ao longo do país e que antecedem o encontro em Lisboa, e as estadias adicionais para além dos dias do encontro expectáveis no caso de uma parte dos participantes estrangeiros”.

“Partimos, em termos de impactos estimados, de uma base conservadora, ou seja, com atribuição de valores no limite inferior expectável, quanto ao número de participantes, nível da despesa média diária por participante, prolongamento da estadia por parte dos peregrinos estrangeiros e investimento público associado à organização do encontro o que prenuncia que o impacto real deverá ficar acima do valor apresentado”, lê-se na nota.

Fora deste âmbito permanecem os “efeitos tangíveis que deverão decorrer da aceleração dos projetos de regeneração urbana no Parque Tejo” e na “frente ribeirinha de Concelho de Loures”, bem como de outras “pequenas intervenções em recintos do encontro, que deverão gerar benefícios a vários níveis”.

“Também ficam de fora alguns efeitos intangíveis como a promoção internacional de Portugal como destino turístico e a valorização da imagem do país”, completam.

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 decorre de 1 a 6 de agosto. A organização portuguesa deu a conhecer, a um mês da iniciativa, os números provisórios do encontro.

Imagem: JMJ Lisboa 2023

Educris|05.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades