JMJ 2023: Organização faz balanço dos trabalhos a um mês do grande encontro com o Papa

Mais de trezentos mil jovens tem a sua inscrição finalizada. Organização apresenta números com as várias iniciativas

Para assinalar um mês do arranque da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, o maior encontro internacional de jovens com o Papa que vai decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, a Fundação JMJ Lisboa 2023 dá a conhecer o retrato de alguns dos indicadores registados até ao momento.

Assente em dados “que estão continuamente a evoluir” a organização portuguesa estima que haja “um crescimento do interesse e na adesão ao maior encontro do Papa com jovens de todo o mundo” à medida que se aproxima da data do encontro.

Com dados de ontem, dia 29 de junho, a JMJ Lisboa 2023 revela que “dos mais de 663 mil peregrinos inscritos logo na primeira fase e provenientes de 204 países, 480 mil prosseguiram a segunda fase de inscrição e, neste momento, há 313 mil peregrinos com inscrição finalizada, que representam 151 países diferentes”.

Portugal está em quatro lugar, com cerca de 32 mil peregrinos inscritos num ‘ranking’ liderado pela Espanha, com 58 531, seguido da Itália, com 53 803, a França, com 41 055), Portugal e EUA, com 14 435.

De acordo com os vários setores do Comité Organizador Local cerca de “70% dos peregrinos que finalizaram a sua inscrição requereram alojamento, totalizando 214 500 inscrições para alojamento neste momento”.

“Já identificámos, através das Paróquias nas Dioceses de Acolhimento (Lisboa, Santarém e Setúbal) 7.138 Famílias disponíveis para acolherem jovens peregrinos nas suas casas. No total estão identificados mais de 472 926 lugares de pernoita para os peregrinos, 24 198 dos quais em Famílias de Acolhimento”, explica a organização.

A JMJ Lisboa 2023 tem já contratualizadas quase 3 milhões de refeições e 32 717 jovens iniciaram o seu processo de inscrição como voluntários.

No grande encontro do Papa Francisco com os jovens participam 737 bispos inscritos no encontro, 29 dos quais cardeais. A organização está já a produzir 10 mil paramentos para os sacerdotes e bispos que participarão nas cerimónias religiosas da JMJ Lisboa 2023.

“Uma fábrica de burel, na Serra da Estrela, foi escolhida para elaborar uma faixa que será incluída no paramento principal a usar, em Lisboa, pelo Papa Francisco. É a primeira vez que o burel é utilizado numa veste papal, representando o símbolo da participação do interior do país – e da cultura tradicional portuguesa – nestas celebrações” explica a nota enviada ao EDUCRIS.

Também a Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais disse ‘presente’ a esta iniciativa e “doou duas toneladas de trigo alentejano para o fabrico de hóstias para as eucaristias do encontro, cuja produção está a cargo das irmãs Clarissas do Mosteiro do Imaculado Coração de Maria, na Estrela, em Lisboa”.

Até ao momento estão inscritos quase dois mil e cem jornalistas de todo o mundo.

Assente no compromisso de ser a “Jornada mais sustentável de sempre” e em linha com as propostas do Papa Francisco de uma ecologia integral, a JMJ Lisboa 2023 irá promover o “cálculo da pegada ecológica deixada por este encontro de grande dimensão, comprometendo-se a desenvolver ações de apoio e proteção do ambiente, como a plantação de árvores em todo o mundo”.

No âmbito de uma parceria com a Global Tree Initiative já foi possível plantar perto de 17 mil árvores em todo o mundo e que são dedicadas à JMJ Lisboa 2023.

Também a “bom ritmo” evoluem a construção do “Altar-Palco da Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII”, onde terá lugar a missa de abertura, presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, e a Via Sacra, presidida pelo Papa Francisco.

Educris|30.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades