Dioceses de todo o país realizam Via-Sacra dedicada à Jornada Mundial

Iniciativa realiza-se em várias dioceses. Conflito na Ucrânia vai ser evocado numa iniciativa que prepara a Via-Sacra com o Papa Francisco, a 4 de agosto

O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 desafiou as Dioceses portuguesas a unirem-se em Via-Sacra, como forma de preparação para o maior encontro de jovens com o Papa Francisco, a realizar-se em agosto.

"Com esta iniciativa pretendemos mobilizar as dioceses de todo o país a viverem este momento com os jovens, já a pensar na Via-Sacra que se realizará a 4 de agosto com o Papa, mas também como forma de preparação e reflexão para a Páscoa", lê-se no comunicado enviado ao EDUCRIS.

Amanhã, dia 24 de fevereiro, primeira sexta-feira da Quaresma, a Via-Sacra vai realizar-se em várias dioceses, por todo o país, a partir das 21h00.

O Patriarcado de Lisboa juntou-se à dinamização da Via-Sacra, que contará com a presença do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. O ponto de encontro está marcado para o cimo do Parque Eduardo VII, junto à bandeira de Portugal.

Na Diocese de Setúbal, a Via-Sacra irá ter início no Parque da Vila, em Quinta do Conde, e irá percorrer todo o caminho até à Igreja de Nossa Senhora da Esperança. Para este momento de oração com os jovens estará presente a réplica da Cruz Peregrina oferecida à Diocese.  A réplica de um dos Símbolos oferecidos por São João Paulo II aos jovens de todo o mundo reproduz fielmente a Cruz Peregrina da JMJ, quer na sua dimensão quer no material de construção, bem como nos elementos que constituem o conjunto – a base em ferro, pintada com o logótipo da JMJ Lisboa 2023 e a placa em metal com as palavras do Papa João Paulo II gravadas.

Na Diocese de Braga, onde estão a Peregrinar os Símbolos da JMJ Lisboa 2023, a Via-Sacra terá lugar em Guimarães, na Igreja de S. Dâmaso - Campo de São Mamede, e vai assinalar um ano de guerra na Ucrânia, rezando-se pela paz, pelas vítimas da guerra e pelos jovens. Este momento de oração contará com a participação do bispo Nuno Manuel Almeida, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, e do Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, e com a presença de 77 paróquias e 7 zonas pastorais da região. Com meditações pensadas pela pastoral juvenil, durante a Via-Sacra, a Cruz será carregada jovens, padres, consagrados e consagradas de mais de 10 congregações femininas e também por uma família ucraniana, refugiada em Portugal. 

Já na Diocese da Guarda, a Via-Sacra pode ser vivida tanto na Igreja de Vila Franca das Naves como na Igreja de São Miguel.

Em Aveiro, a dinamização da Via-Sacra ficou a cargo de cada Comité Organizador Paroquial (COP) ou Comité Organizador Arciprestal (COA), conforme a opção tomada por cada um dos Arciprestados.

Na Diocese de Beja, há também várias localidades onde se poderá participar na Via-Sacra: em Aljustrel, na escadaria do Santuário de Nossa Senhora do Castelo; em Ferreira do Alentejo, da Igreja Matriz até à Capela do Calvário; em São Teotónio, no Largo Gomes Freire; em Sines, na Igreja Matriz; em Vila Nova de Santo André, na Capela do Bairro Azul; e, por fim, em Beja, no Largo do Lidador.

Na Diocese de Leiria-Fátima, o habitual Shemá, momento de oração direcionado aos jovens que se realiza habitualmente na diocese na última sexta-feira do mês vai consistir também numa Via-Sacra, a realizar no Seminário de Leiria, na Cidade de Leiria. Em Viana do Castelo, o momento de oração ao nível diocesano terá lugar no Escadório do Monte de Santa Luzia. Já em Coimbra, este momento ficará a cargo de cada Comité Organizador Territorial (COT).

A Diocese do Algarve vai encontrar-se em São Pedro de Faro. Em Lamego, o ponto de encontro será a Paróquia de Soutelo. Já no Porto, a Via-Sacra terá lugar na Vigararia de Valongo, com uma caminhada até à Igreja de Santa Justa. Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, a Via-Sacra Diocesana toma o protagonismo do habitual “Take 23” e vai ter início no Castelo de Castelo Branco.

Imagem: Vatican Media

Educris|23.02.2023

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades