JMJ Lisboa 2023: Reclusos vão construir 150 confessionários para o «Parque do Perdão»

Protocolo vai envolver reclusos dos estabelecimentos prisionais de Coimbra, Paços de Ferreira e Porto

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) assinaram, neste início de tarde, um protocolo de colaboração para a construção de 150 confessionários para a JMJ Lisboa 2023.

Com o objetivo de "envolver a população reclusa na preparação do maior encontro internacional de jovens com o Papa Francisco", este acordo visa "promover a reinserção social, após a sua libertação, dos cidadãos reclusos a cumprir pena nos estabelecimentos prisionais de Coimbra, Paços de Ferreira e Porto, através da sua capacitação profissional, do trabalho e da interação com a comunidade", lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

"Com esta parceria, a JMJ Lisboa 2023 reforça o seu compromisso de inclusão e integração de pessoas que se encontram numa situação social menos favorecida, procurando proporcionar a aprendizagem de competências que ficam para a vida”, explica D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

Já a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) lembra que "o envolvimento da comunidade é uma componente essencial do trabalho de formação e de reinserção da população reclusa".

A JMJ Lisboa 2023 assumiu como compromisso a inclusão e a sustentabilidade ambiental, assegurando que os temas que o Papa Francisco foca nas encíclicas “Fratelli Tutti e Laudato Si”, que refletem sobre a ecologia integral, o cuidado com a casa comum e a preocupação com os mais frágeis como os pobres, as pessoas doentes, os presos e outros grupos considerados à margem da sociedade, são tratados de forma igual ao longo da JMJ Lisboa 2023.

Integrado na Cidade da Alegria, o Parque do Perdão será um espaço de reconciliação individual e comunitária da JMJ Lisboa 2023 onde serão colocados os 150 confessionários.

Inspirados numa "casa aberta, fazendo lembrar as casas típicas de algumas regiões de Portugal, de cor branca onde se destaca uma faixa amarela e com um minimalismo estético em termos de estrutura e materiais utilizados", os confessionários foram desenhados, por voluntários, para "acolher e escutar o peregrino de uma forma pessoal e familiar, permitindo um diálogo face-a-face".

Em cada confessionário, e em diferentes idiomas, estará disponível um sacerdote para acolher e escutar os jovens peregrinos, convidando-os a fazer o sacramento da Reconciliação.

Sobre a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por São João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem sido um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

 A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). No dia 27 de janeiro de 2019, na conclusão da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Panamá, foi anunciado que a escolha do Papa Francisco para seguinte edição da Jornada Mundial a Juventude seria Lisboa. A JMJ Lisboa 2023 vai decorrer entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023.

Educris|17.02.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades