JMJLisboa2023: Plantadas 1200 árvores no Arouca Geopark

Cerca de 170 jovens participaram na iniciativa financiada pelas receitas da World Youth Day (WYD) Global Race

No total foram 1200 as árvores plantadas, entre sobreiros e carvalhos-alvarinhos, no passado dia 28 de janeiro, pelos jovens portuenses no Arouca Geopark.

A atividade foi possível devido às receitas da World Youth Day (WYD) Global Race, lançada pela Fundação JMJ Lisboa 2023 e pela Move Sports, com o patrocínio oficial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no passado mês de outubro.

Para além dos 170 jovens marcaram presença representantes do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), escuteiros do Núcleo Terras de Santa Maria, da Associação Juvenil 4540 Arouca, do grupo de jovens de mansores, da Junta de Freguesia de Moldes e da Associação de baldios de moldes.

Para o Representante Regional do CNE no Porto, “os escuteiros nunca poderiam deixar de participar”, já que, conforme salientou, “a nossa missão é fazer a boa ação de cada dia”, afirmou citado pela Fundação JMJ Lisboa 2023.

À mesma hora, decorreu no Parque Aventura & Trilho Ecológico da Lipor, em Baguim do Monte (Gondomar) /Ermesinde (Valongo), uma outra ação onde foram plantadas cerca de 150 árvores autóctones, também elas dedicadas à JMJ Lisboa 2023.

Conforme revelou José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da Lipor, ao Voz Portucalense, “era quase natural a nossa ligação à JMJ”.

“É um momento importantíssimo da vida da comunidade cristã, onde também há a preocupação da biodiversidade e da sustentabilidade”, referiu.

D. Manuel Linda, Bispo do Porto, marcou presença neste momento, junto a dezenas de jovens e recordou as palavras do Papa Francisco, que desafia ao cuidado da “casa comum”.

No total, e de acordo com a organização portuguesa da Jornada Mundial da Juventude, são já mais de “4000 as árvores dedicadas à JMJ Lisboa 2023, plantadas em várias partes do mundo, tal como Angola, Índia, Nigéria, França, Austrália, Brasil e Portugal”.

O objetivo passa por “compensar parte da pegada ambiental gerada por todas as atividades que envolvem a organização da JMJ Lisboa 2023”.

A organização desafia todos a “plantarem uma árvore e a dedicá-la à JMJ Lisboa 2023.

Imagem: JMJ Lisboa 2023

Educris|09.02.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades