JMJ 23: Papa agradece acolhimento aos jovens: «As vossas famílias vão alargar-se»(C\vídeo)

Francisco pede “mente abertas” e promete que as famílias vão “universalizar-se” e ganhar “novos membros”

O Papa Francisco agradeceu ontem às famílias portuguesas o acolhimento dos jovens que vão participar na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Numa mensagem vídeo, divulgada pelo Comité Organizador Local (COL), Francisco não omitiu “os incómodos que tal situação vai trazer” às famílias, mas garantiu que tal ato será uma oportunidade para “alargar a família” e um modo de provar que se poder ser cristão “de outra maneira, com outra cultura”.

“Ides receber os jovens da JMJ. A vossa casa vai fazer-se maior. Ides ter novos familiares em casa. Isso vai revolucionar a vossa vida. Recebei-os com um coração grande, não apenas como quem serve, mas para vos abrirdes a outra cultura, a outro modo de ver a vida”, apelou.

Considerando que os jovens deixam, em cada família, “as sementes de outro ponto de vista”, e  ajudam a “relativizar tantas certezas” e ajudar-vos a “universalizar”.

Consciente de que “receber um ou dois jovens pode parecer uma coisa pequena”, Francisco garante que este gesto permite “que um outro universo cultural entre em vossa casa”.

“Os jovens estrangeiros falam da JMJ e afirmam ‘o estar em família’ foi a experiência mais rica que tiveram”, completa.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano, que será em Lisboa e o COL tem já uma campanha a decorrer para o acolhimento dos jovens, em famílias, nas dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal.

Educris|26.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades