JMJ23: Escolas Católicas conheceram sede do Comité de Organização Local

 Iniciativa juntou 20 instituições de ensino católico, a menos de um ano da realização da edição de Lisboa do maior encontro de jovens do Mundo

Uma representação das Escolas Católicas Portuguesas acedeu ao convite do Comité de Organização Local (COL) da JMJ Lisboa 2023, e foi recebida na sede da organização portuguesa, na manutenção militar, em Lisboa, na passada quinta-feira.

Sebastião Ribeiro, do COL, acolheu as cerca de 7 dezenas de participantes, e fez votos de que “a Jornada não seja apenas um evento, mas um acontecimento” na vida da Igreja em Portugal.

“Todos os jovens das escolas católicas ‘têm’ de estar presentes na Jornada! Não queremos ficar somente presos a um ‘evento’ (que passa e esquece), mas que a JMJ seja um ‘acontecimento’ marcante e galvanizador de mudança(s) na vida dos jovens, na atividade das paróquias (mormente na pastoral juvenil) e na Igreja em geral”, desejou.

Do COL Maria Aleluia e Afonso Virtuoso realizaram, com os participantes, uma visita guiada às instalações da organização onde se conheceu a realidade logística de um acontecimento com esta dimensão.

Às escolas católicas o COL pediu “animo e trabalho, ora como participantes ou voluntários”, e apelou aos pais “para que disponibilizem 2 metros quadrados das suas casas para que os jovens possam dormir”.

A organização portuguesa anunciou, para breve, o “envio, a todas as escolas católicas, de mais informações e mais recursos para a divulgação/ motivação e adequada preparação do ‘acontecimento’”.

Para o presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas, Fernando Magalhães, este é um “grande desafio” para a juventude portuguesa.

O responsável deu conta “do modo como as instituições de ensino católicas”, no dia a dia, “incrementaram esta onda de entusiasmo”, designadamente, através da criação de “iniciativas para promover a Jornada”, a “oração pelo evento”, as “aulas de EMRC dedicadas à temática” ou a “a oração da JMJ nas missas/ celebrações”.

Ao COL Fernando Magalhães disponibilizou as instalações das escolas para “se necessário, se acolherem jovens durante o encontro”.

Na visita esteve, ainda, presente, Jorge Cotovio, secretário-geral da APEC, e Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Educris|04.11.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades