JMJ Lisboa 2023: Março é o mês de arranque das obras no terreno

Presidente da República e autarcas de Lisboa e Loures visitaram hoje o Parque Tejo, um dos locais da JMJ que Lisboa acolhe no próximo ano

Os presidentes das autarquias de Lisboa e de Loures visitaram hoje os terrenos onde vai decorrer o encontro do Papa com jovens de todo o mundo e afirmaram que os trabalhos vão “iniciar rapidamente”, no “próximo mês”.

Citado pela rádio Renascença, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa deu conta da “abertura dos concursos” e reafirmou a convicção de que as obras devem arrancar “no próximo mês”, naquele que é um dos espaços centrais da Jornada Mundial da Juventude, em agosto de 2023.

Já Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, afirmou que a autarquia espera “a retirada, ainda de alguns contentores, para iniciar rapidamente todos os trabalhos”.

A visita dos autarcas de Lisboa e Loures decorreu na tarde de hoje e contou com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o coordenador do grupo de projeto que vai acompanhar a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023, José Sá Fernandes, D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, e de Jorge Oliveira Carmo, que se prepara para iniciar funções diplomáticas em Roma como novo embaixador de Portugal junto da Santa Sé.

Os atos centrais da JMJ Lisboa 2023, a vigília de oração e a Missa final, presididas pelo Papa Francisco, vão decorrer na zona do Parque das Nações e nos terrenos do concelho de Loures que estão na continuidade da margem do Tejo.

No final da visita o presidente da República, disse aos jornalistas que a presença de Jorge Oliveira Carmo na visita ao espaço é vital.

“Nesta ocasião é inevitável que um tema cimeiro seja o das jornadas no ano que vem. Ora, para o senhor embaixador era fundamental não apenas ter ouvido, mas ter conhecido e poder dizer ao Papa Francisco ‘Lá estivemos, pode estar calmo, Sua Santidade’”, sustentou.

A escolha da cidade de Lisboa pelo Papa Francisco para a realização da Jornada Mundial da Juventude aconteceu no dia 27 de janeiro de 2019, no Panamá; previsto primeiro para o verão de 2022, o encontro de jovens e todo o mundo com o Papa foi adiado um ano, estando marcada a JMJ Lisboa 2023 para os dias 1 a 6 de agosto.

Educris|23.02.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades