JMJLisboa2023: De Beja a Évora, Símbolos da JMJ são entregues no Alqueva

Peregrinação dos Símbolos das Jornadas continua no sul do país

Do Cais de Alqueva ao Cais de Campinho: um percurso pela albufeira da Barragem do Alqueva que assinala a passagem dos símbolos da Diocese de Beja para a Arquidiocese de Évora, na passagem de ano!

Pelas 11h30 do dia 31 de dezembro, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora embarcam no Cais de Alqueva, após terem peregrinado durante todo o mês na Diocese de Beja, e navegam até território eborense pelas águas da albufeira para iniciar, de tarde, a peregrinação numa nova diocese, a partir do Cais do Campinho.

Na Diocese de Beja, os símbolos foram acolhidos em Mértola, no Dia Diocesano da Juventude, passaram por Santana de Cambas, Almodôvar, Santa Clara-a-Nova, Gomes Aires, Aldeia de Fernandes, Rosário, Castro Verde, Messejana, Aljustrel, Ourique, São Martinho, Colos, Odemira, Saboia, São Teotónio, Vila Nova de Milfontes, Cercal do Alentejo, Sines, Porto Covo, Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Grândola, Melides, Carvalhal, Alvalade do Sado, Ermidas-Sado, Salvada, Cabeça Gorda, Beja, Serpa, Vila Nova de São Bento, Ficalho, Barrancos, Moura, Amareleja, Póvoa de São Miguel, Safara, Pias, Vila de Frades, Vidigueira, Cuba, Ferreira do Alentejo, Alvito e Vila Nova da Baronia.

Mais de 2 mil quilómetros na Diocese de Beja

Uma peregrinação de mais de 2 mil quilómetros, onde os símbolos da JMJ foram acolhidos no Hospital de Beja, na prisão, 4 corporações de bombeiros em vários pontos da diocese, 8 centros sociais, 13 escolas e 45 paróquias.

O padre Francisco Molho, que coordena o secretariado da Pastoral Juvenil na Diocese de Beja e o COD (Comité Organizador Diocesano) de Beja, faz parte da equipa que acompanhou permanentemente a peregrinação dos símbolos da JMJ na diocese e afirma que a presença da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora foi uma oportunidade de “criar proximidade” à juventude do território, uma ocasião de evangelização e de divulgação e convocação dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

“A passagem dos símbolos por Beja neste mês de dezembro, a um ano e meio da realização do encontro mundial de jovens com o Papa, no verão de 2023, é uma oportunidade para impulsionar os jovens, bem como os dinamismos e estruturas que estão particularmente atentos à juventude, a se empenharem, com entusiasmo, na preparação desse grande encontro”, afirma.

Os símbolos chegam à Arquidiocese de Évora pelo Cais de Campinho e iniciam a peregrinação em Reguengos de Monsaraz, conforme programa divulgado pelo Departamento da Pastoral Juvenil de Évora.

A JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por São João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem sido um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo. A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). No dia 27 de janeiro de 2019, na conclusão da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Panamá, foi anunciado que a escolha do Papa Francisco para seguinte edição da Jornada Mundial a Juventude seria Lisboa. A JMJ Lisboa 2023 vai decorrer entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023.

Educris|30.12.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades