JMJ Lisboa23: Símbolos da JMJ chegam de barco a Portugal (C\vídeo)

 

 Algarve prepara-se para acolher primeira etapa da peregrinação dos Símbolos da JMJ pelas dioceses Portuguesas

A 29 de outubro os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, chegam a Portugal iniciando a peregrinação pelas dioceses de Portugal.

Acolhidos em Roma a 22 de novembro de 2020, na Solenidade de Cristo Rei, os símbolos estiveram percorreram Angola, de 8 de julho a 17 de agosto de 2021, Polónia, onde permaneceram de 21 de agosto e 1 de setembro e, finalmente, a vizinha Espanha desde o dia 5 de setembro e de onde regressam, em viagem simbólica de barco, na próxima sexta-feira, dia 29 de outubro.

“A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora vão ser entregues aos jovens de Portugal, numa travessia simbólica do rio Guadiana, ao fim do dia deste dia 29 de outubro”, divulga a organização portuguesa em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Para o Padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), responsável pela peregrinação dos símbolos em território português, peregrinação dos símbolos “convoca os jovens para a Pessoa de Cristo, para um modo de vida que mudou a História, há dois mil anos, e quer ser caminho para um mundo mais fraterno, mais justo, pacífico e ecológico”.

“A Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude proporciona o contacto próximo com a Cruz, muitos jovens carregam-na, mesmo. E nada melhor do que essa experiência para sentir a presença de Cristo, do Seu Evangelho e da Vida que é gerada pela experiência da Cruz”, sustenta.

Para o responsável nacional a presença do Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani (protetora do povo romano) é um “sinal da presença materna de Maria ao lado dos jovens”, como desejou o Papa quando confiou o Ícone de Nossa Senhora aos jovens, em 2003.

Os Símbolos da JMJ

Cruz peregrina

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países.

Foi transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns como trenós, gruas ou tratores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais. No percurso enfrentou muitos obstáculos: desde greves aéreas a dificuldades de transporte, como a impossibilidade de viajar por não caber em nenhum dos aviões disponíveis.

Tem-se afirmado como um sinal de esperança em locais particularmente sensíveis. Em 1985, esteve em Praga, na atual República Checa, na altura em que a Europa estava dividida pela cortina de ferro, e aí foi sinal de comunhão com o Papa. Pouco depois do 11 de setembro de 2001, viajou até ao Ground Zero, em Nova Iorque, onde ocorreram os ataques terroristas que vitimaram quase 3000 pessoas. Passou também pelo Ruanda, em 2006, depois de o país ter sido assolado pela guerra civil.

ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani

Desde 2000 que a Cruz Peregrina é acompanhada pelo Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, quere trata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este Ícone foi introduzido também pelo Papa São João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das devoções mais populares marianas em Itália: é antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.

 

Peregrinação dos Símbolos nas Dioceses de Portugal

Novembro 2021-Algarve

Dezembro 2021-Beja

Janeiro 2022-Évora

Fevereiro 2022-Portalegre-Castelo Branco

Março 2022-Guarda 

Abril 2022-Viseu

Maio 2022-Funchal

Junho 202-Angra

Julho 2022-Lamego

4 a 7 agosto 2022-Peregrinação Europeia de Jovens em Santiago de Compostela

Agosto 2022-Bragança-Miranda

Setembro 2022-Vila Real

Outubro 2022-Porto

Novembro 2022-Setúbal

Dezembro 2022-Forças Armadas e Segurança

Janeiro 2023-Viana do Castelo

Fevereiro 2023-Braga

Março 2023-Aveiro

Abril 2023-Coimbra

Maio 2023-Leiria-Fátima

Junho 2023-Santarém

Julho 2023-Lisboa

27.10.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades