JMJ 2023: Organização desafia jovens a «corrida global solidária» (C\vídeo)

Iniciativa realiza-se em formato digital e angaria fundos para a organização do maior evento católico para jovens

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e o Move Sports lançaram a ‘WYD Global Race’, uma corrida solidária a nível global que visa angariar fundos para a preparação e realização do evento da Igreja Católica.

“Aceitamos com gratidão e expectativa a proposta da Move Sports para sermos parceiros de uma iniciativa que, para além do seu carater inovador, alia a prática do exercício físico à dimensão solidária e desejamos que os frutos desta corrida possam ajudar milhares de jovens a viver a experiência única de participar numa Jornada Mundial da Juventude”, refere Duarte Ricciardi, secretário-executivo da JMJ 2023, em nota enviada hoje ao EDUCRIS.

A organização portuguesa considera que o projeto se “reveste de particular importância, porque tem como grande missão promover a JMJLisboa2023 e angariar fundos para a sua preparação e realização”.

Para António Cunha, da Move Sports, a parceria com a organização portuguesa da JMJ acontece fruto de uma reflexão sobre o proprio tema geral.

“Com ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, pensámos de imediato na importância do movimento e a urgência de ação. Por outro lado, o mundo tem sido repetidamente confrontado pelo próprio Papa Francisco, para a necessidade de mudarmos de vida, de cuidarmos da Casa Comum, o que implica a prática de hábitos saudáveis de vida”, explicitou.

  Juntamos tudo isto e a corrida pareceu-nos algo de natural. Fizemos a proposta à organização das JMJLisboa2023 e fomos muito bem acolhidos. A partir daí, o caminho foi simples. O nosso desafio é dar a oportunidade às pessoas de correr por um propósito e com um objetivo”.

A corrida vai realizar-se em formato digital, de 21 a 30 de novembro, e os participantes vão competir entre si.

“Cada atleta corre no seu contexto, mas os tempos e distâncias são registadas por numa plataforma global, o que permite a participação e a competição entre todos, independentemente da sua geografia”, explica a organização.

As verbas vão ser recolhidas “tanto através das inscrições como dos patrocínios da corrida”, iniciativa apresentada como “pioneira no seu género”.

As inscrições na WYD Global Race estão abertas no site www.wydglobalrace.com ou fazendo o download da App.

A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto de 2023.

O que são as JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por João Paulo II, em 1985, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago  de  Compostela  (1989),  Czestochowa  (1991),  Denver  (1993),  Manila  (1995),  Paris  (1997),  Roma  (2000),  Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). No dia 27 de janeiro de  2019,  na  conclusão  da  Jornada  Mundial  da  Juventude  na  cidade  do  Panamá,  foi  anunciado  que  a  escolha  para seguinte edição da Jornada Mundial a Juventude seria Lisboa, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023.

Educris|26.10.2021

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades