Sayes: «Precisamos da Catequese para continuarmos juntos», Carlos Novais

Paróquia da diocese do Porto inicia novo ano do projeto Sayes totalmente online

Carlos Novais coordena a catequese da adolescência na paróquia do Sobrado, na Diocese do Porto. No início do segundo ano «Sayes, aprender a dizer sim», o projeto de Catequese com Adolescentes Rumo à JMJ Lisboa 2023, no meio da pandemia, o catequista sustenta que a catequese “permite que voltar a estar juntos”.

“Esta pandemia trouxe grandes desafios à sociedade e à Igreja. No anterior confinamento fomos tentando e ensaiando respostas que agora aplicamos com maior segurança”, revela em declarações ao EDUCRIS.

Com sete dezenas e meia de adolescentes na paróquia a fazer a experiência do «Sayes» Carlos Novais considera que “o momento de encontro é hoje vital” para a própria experiência humana.

“O papel da catequese faz hoje mais do que nunca falta. Para as crianças, pais, e comunidade estes momentos são vitais para nos sentirmos juntos. A fé traz-nos o bom senso e a calma necessária neste momento tão complicado”, prossegue.

Ainda numa fase “de andar a pescar adolescentes à linha” a opção da paróquia do Sobrado foi a de continuar a catequese “em modalidade online”.

“Costumo dizer que como cristãos não devemos atear fogos. Se existe risco de contágio devemos procurar soluções para minorar os problemas e o online permite isso”.

A iniciar a Etapa 6, que vai levar os adolescentes a refletir sobre o Encontro Mundial de Manila, em 1995, a paróquia de Sobrado organiza “os adolescentes em três grupos diferentes na plataforma Zoom”.

“O digital trouxe-nos a aldeia global e uma noção mais universal da própria Igreja. Na próxima semana vamos ter uma sessão conjunta com um grupo de adolescentes da Arquidiocese da Braga”, conclui.

Aqui mesmo, no portal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), é possível aceder aos materiais para a 6ª etapa e 7ª etapa do projeto.

Educris|12.11.2020



Recursos:
Encontro 2 - Vídeo testemunhal:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades