Ad Limina 2024: «Temos de ir além da doutrina para permitir o encontro com Jesus», D. António Moiteiro

Bispo de Aveiro e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) deu hoje a conhecer, ao «Dicastério para a Evangelização - 1.ª Secção, questões fundamentais da evangelização no mundo», os projetos e a realidade da catequese em Portugal

D. António Moiteiro afirmou hoje que a Igreja precisa de “ir além” e buscar “novos ambientes” para a transmissão da fé.

“Não nos bastam hoje os ambientes das famílias cristãs e das comunidades. Vemos famílias que educam cristãmente, mas quando os filhos não fazem o encontro profundo com Jesus não há verdadeira transmissão”, afirmou no final do encontro.

Lembrando que são necessários “novos caminhos”, e que o atual paradigma catequético português conta já com “novos métodos”, o prelado recuperou a ideia do “testemunho de vida”, como “acontecia no antigo catecumenato”, como modo de aderir a Jesus Cristo.

“A primeira igreja é uma igreja de casas mais do que de famílias. Reúniam-se os que acreditavam no mesmo Senhor. Aqui está o primeiro passo do processo que passa pelo testemunho de vida. É por isto que o Papa Francisco coloca o centro do seu pontíficado nos pobres, nos últimos. É a partir daqui que nos tornarmos credíveis. A nossa vida dá testemunho do que acreditamos”, garantiu.

Numa altura em que a catequese portuguesa está a editar novos materiais que colocam em ação o novo Itinerário para o setor, D. António Moiteiro expressou o desejo de que todo o trabalho realizado “seja ajuda” que leve os mais novos “a aderir a Jesus Cristo, não apenas a partir da doutrina, mas de encontro com Jesus”.

“Quando alguém vive seriamente a sua fé e procura testemunhá-la, não apenas nos âmbitos eclesiais, mas na vida profissional de cada dia as pessoas interrogam-se sobre aquele estilo de vida. Mais tarde ou mais cedo fazem a pergunta sobre o porquê do estilo de vida. O primeiro passo da evangelização é o testemunho de vida, a caridade para com os outros”, completou.

A visita ‘Ad Limina’ dos bispos de Portugal iniciou-se na passada segunda-feira. Para além das visitas às quatro maiores basílicas da cidade eterna e de um encontro com o Papa Francisco, agendado para aproxima sexta-feira, os bispos vão manter diálogos com vários organismos na Cúria Romana dando conta dos vários setores da Igreja portuguesa.

Segundo o Gabinete de Comunicação da CEP, participam na visita «Ad Limina» 20 bispos diocesanos, 5 bispos auxiliares, o bispo eleito de Beja e 2 bispos eméritos.

Imagem: PR, Agência Ecclesia

Educris|21.05.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades